João Pessoa
Feed de Notícias

Encontro discute ética e pesquisa em saúde na Paraíba

terça-feira, 10 de maio de 2011 - 17:55 - Fotos: 

O Comitê de Ética e Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde (Ses) realiza a partir desta quinta-feira (12) o III Encontro de Comitês de Ética e Pesquisa Paraíba e a 3ª Reunião de Trabalho dos Comitês de Ética e Pesquisa do Estado da Paraíba. O evento, que terá como tema “A Proteção ao Sujeito no Âmbito da Pesquisa Científica”, acontece até sábado (14), no auditório da Reitoria do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

De acordo com a coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa da Ses, Zuleide Domiciano Cabral Monteiro, a inscrição é gratuita e poderá ser feita pelo e-mail cep@saude.pb.gov.br ou pelo telefone 3218-7357.

O evento é destinado prioritariamente aos membros que compõem os comitês de ética existentes no Estado. Também é de fundamental importância a participação dos pesquisadores que se encontram vinculados diretamente com pesquisas que envolvam o ser humano, especialmente na área de saúde. A organização do evento espera a participação de pelos menos 150 pessoas.

Zuleida Domiciano explicou que o encontro busca promover a discussão sobre ética em pesquisa na perspectiva de várias áreas do conhecimento, ampliando a visão ética a partir dos paradigmas filosóficos, teológicos, culturais e do ponto de vista da legislação pertinente. Outro objetivo é proporcionar a troca de experiência, partilhando dificuldades encontradas e questões intrínsecas ao funcionamento dos Conselhos de Ética e Pesquisa.

A programação consta de mini cursos, palestras e mesas redondas com enfoque para a ética e a pesquisa. “O Estado da Arte da Ética em Pesquisa com Seres Humanos; a proteção do sujeito” será o tema da palestra. Nos mini cursos os temas abordados serão: “Princípios Básicos da Bioética e os Protocolos de Pesquisa” e “Composição de um Projeto de Pesquisa com Seres Humanos e sua Submissão ao Conselho de Ética e Pesquisa”. As mesas redondas vão enfocar “A Resolução CNS nº 196/96 e  sua aplicabilidade nas áreas das ciências humanas e sociais” “Biobancos e Biorrepositórios: orientações e esclarecimentos”.