Fale Conosco

18 de abril de 2012

Encontro de Tribos do Carnaval celebra o Dia do Índio na Funesc



Celebrando as raízes brasileiras, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) apresenta, neste mês de abril, uma programação especial dedicada à cultura indígena. Trata-se da segunda edição do Encontro das Tribos Indígenas do Carnaval, que se estende até o dia 29 deste mês, com exposições de alegorias, exibição de filmes e apresentações artísticas.

A programação desta quinta-feira (19), Dia do Índio, traz cinco grupos da cultura popular paraibana. As tribos Tupi Guarani (Mandacaru), Africanos (Cristo), Papo Amarelo (Cruz das Armas), Tupinambás (Mandacaru) e Ubirajara (Rangel) se apresentam a partir das 14h, na Praça do Povo do Espaço Cultural. A entrada é gratuita.

No sábado (21), mais seis grupos ocuparão a Praça do Povo com suas danças. As tribos Guanabara (Mandacaru), Tupi Guanabara (Santa Rita), Xavantes (Bayeux), Flecha Negra (Oitizeiro), Tabajara (Alto do Mateus) e Pele Vermelha (Cristo) se apresentarão a partir das 15h.

Exposição – De quinta a sábado (19 a 21), o público também poderá ver a exposição “Bonecos Tupinambás de Pano”, produzidos por Gláucia Lima. Até o dia 29, continua em cartaz outra exposição na Praça do Povo onde são exibidos dez cocares indígenas de até 3,5 metros de altura.

Além de celebrar as manifestações culturais das tribos indígenas, o objetivo deste evento, que nasceu de diálogos entre a Funesc e as agremiações, é fortalecê-las, difundindo não só um passado histórico, mas o presente vivo e culturalmente rico que as comunidades indígenas recriam e preservam a cada Carnaval, passando as tradições de pai para filho.

A mostra de vídeos indígenas exibe, nesta quarta-feira (18), os filmes “Que Tapuias São Vocês”, de Zé Reinaldo; “Tem Carnaval aí?”, da Funjope; e “Missão de Pesquisas Folclóricas”, de Mário de Andrade. As exibições começam às 14h, no Espaço Cine Digital.