Fale Conosco

18 de maio de 2009

Encontro de Saúde Bucal discute a ampliação do serviço na Paraíba



O Governo do Estado promove, a partir das 9h desta terça-feira (19), no auditório do Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, o I Encontro Estadual de Atenção Básica em Saúde Bucal, reunindo coordenadores de atenção básica e de saúde bucal dos 223 municípios paraibanos. Na Paraíba, 94,3% da população são assistidos por equipes de saúde bucal e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) quer aproveitar o evento para incentivar os municípios a aderirem à ‘modalidade II’ do programa, aumentando o valor dos incentivos repassados pelo Ministério da Saúde.

Das 1.267 equipes de saúde bucal existentes na Paraíba, apenas os municípios de Aparecida, São José dos Ramos, Esperança, Marcação, Pombal e Sumé aderiram a essa mova modalidade do programa. De acordo com Niedja Rodrigues, gerente-executiva de Atenção Básica de Saúde da SES, o Ministério da Saúde, através do Programa Brasil Sorridente, aumentou o valor dos incentivos repassados para as equipes de saúde bucal da estratégia Saúde da Família. Agora, as equipes de saúde bucal da ‘modalidade I’ recebem R$ 24 mil ao ano e as da modalidade II, R$ 31,2 mil, também ao ano.

“Esses municípios estão recebendo um novo equipo odontológico para que comecem a atuar com dois consultórios, um para o cirurgião-dentista e outro para o técnico em higiene dental, o que aumenta consideravelmente a produção dessas equipes”, revela Niedja Rodrigues.
           
A gerente-executiva de Atenção Básica de Saúde da SES disse que o Governo José Maranhão pretende melhorar o nível de assistência prestada aos paraibanos, dando um salto de qualidade no setor através de iniciativas de educação permanente e de qualificação dos profissionais. “Além de ampliar as ações do programa, queremos qualificar o acolhimento e o atendimento ao usuário”, garante Niedja Rodrigues.

Cobertura – A Paraíba tem uma das melhores coberturas do País, com 94,3% de sua população assistidos pelas equipes de saúde bucal. O Estado possui 1.267 equipes distribuídas em 212 municípios. A região Nordeste, por exemplo, tem uma cobertura de 72,1% da população atendida (mais de 38 milhões de pessoas) e, também, possui a maior quantidade de Equipes de Saúde Bucal (ESB) em atuação, com um total de 8.508. A Região Centro-Oeste apresenta cobertura de 50,3% de sua população, com 1.446 equipes em atuação.

Na Região Norte, 6,8 milhões de pessoas (45,3% da população) são atendidas por mais de 1,2 mil equipes. Os estados da região Sul atendem a 42,7% da população e 2.346 equipes estão credenciadas. A menor cobertura está localizada na região Sudeste onde 27,4% da população (21,9 milhões de pessoas) tem acesso aos serviços de saúde bucal.

Ivandro Oliveira, da Secretaria de Saúde