Fale Conosco

14 de outubro de 2012

Encontro de naturismo reúne representantes regionais em Tambaba



Representantes de 12 associações naturistas brasileiras estão reunidos na praia de Tambaba, no município do Conde, para o 1º Encontro Norte/Nordeste de Naturismo. O evento está sendo promovido com o apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) com o objetivo de discutir os rumos da filosofia naturista e fortalecer o caráter reflexivo do movimento.

A programação teve início na sexta-feira (12), com uma discussão sobre a temática “Naturismo: um estilo de vida transformador” e se encerram às 13h deste domingo. Na manhã da sexta atividades tiveram a participação de 25 dirigentes inscritos e cerca de 200 visitantes que passaram pela praia. À tarde houve caminhadas econaturistas, esportes, montagem de acampamento e lual.

Na manhã do sábado (13), os representantes discutiram as realidades de cada região e traçaram as metas de atuação para o desenvolvimento das ações naturistas, durante a conferência administrativa direcionada para a elaboração do Planejamento Estratégico Decenal.

“Naturismo não envolve apenas a prática nudista como pensam 95% das pessoas. Nós precisamos esclarecer que temos uma preocupação ampla em relação a temáticas como a sustentabilidade, moradia de maneira consciente, alimentação saudável, relação com a natureza e principalmente não descartar o lixo de qualquer maneira”, explicou Julindio Macaxi, diretor de esportes da Federação Brasileira de Naturismo (FBRN).

O grupo também participou de práticas esportivas como vôlei, surf, jacaré e frescobol, além de um aulão de ioga. Às 14h os dirigentes e ativistas regionais seguiram para João Pessoa, onde visitaram o museu Oca do Piá Aborígine, no Centro da capital.

De acordo com o presidente da FBRN, João Olavo, esse é o primeiro encontro regional de naturismo do Brasil, pois todas as outras oportunidades haviam sido realizadas em caráter nacional. A Paraíba mais uma vez larga na frente por conta da localização privilegiada, além de dispor da estrutura e do suporte ideal para esse tipo de atividade.

“Tambaba é uma referência nacional, pois aqui nesse espaço além do respeito pela filosofia naturista os idealizadores conseguiram firmar articulações com os governos municipal, estadual e federal. Estamos aproveitando a oportunidade para normatizar algumas regras e encontrar as melhores maneiras para divulgar o estilo de vida, sempre na busca por novos adeptos”, destacou João Olavo.

A programação será concluída neste domingo (14), após as homenagens especiais pelos 21 anos de Naturismo em Tambaba, com uma solenidade de encerramento prevista para as 13h.