Fale Conosco

15 de agosto de 2017

Encontro de Marketing Criativo e Sustentabilidade confirma convidados de expressão nacional



Encontro, que já confirmou a presença de Viviane Mosé e Henilton Menezes, busca agora aproximar produtores criativos e investidores para fortalecer os investimentos nas áreas sociais e culturais

A Parahybólica Cultural, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba e a Fiep, realizará nos dias 19 e 20 de setembro o 1º Encontro de Marketing Criativo e Sustentabilidade: Inovação e Tecnologia Social.

O evento acontecerá no Teatro Paulo Pontes, da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Como fazer inscrição e outras informações podem ser acessadas pelo site  http://www.marketingcriativo.com.br/.

O encontro reunirá empreendedores criativos, agências de comunicação, produtores culturais, artistas e representantes dos setores privados locais, gestores culturais públicos e privados. Com o tema ‘Pensando fora da caixa’, o encontro busca contribuir para a qualificação do empreendedorismo cultural e social, com vistas à profissionalização do setor na Paraíba. O evento conta com o patrocínio do Açúcar Alegre e Brastex, além do apoio do Sebrae, CRC-PB, Secult-PB, Funesc e Cinep.

Para o secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, o encontro é uma “ação ousada e necessária nesse momento de retração econômica. As conexões precisam ser vantajosas para investidores e produtores para que as coisas fluam. Acho que o mérito do Encontro está exatamente aí: aproximar empresários e produtores em torno do desafio de descobrir interesses comuns, metas aproximadas”. O secretário também acredita que a partir deste Encontro a Paraíba dará “um passo importante para o desenvolvimento econômico do setor cultural. É uma ação que abre alas para captações”.

Como financiar a cultura – O evento terá ênfase nas estratégias e saídas possíveis para o financiamento a projetos culturais e sociais num contexto de crise. O tema será desenvolvido a partir de diversos espaços, como palestras, oficinas, pitchings (apresentação de projetos a grupos de investidores interessados), além de uma feira de empreendedorismo cultural com mais de 50 iniciativas em um espaço para network, novos negócios e apresentações culturais.

Segundo o produtor cultural Gerson Abrantes, idealizador do evento, uma das motivações para a criação do encontro “foi perceber como os recursos locais para a cultura ainda são insuficientes e como a Paraíba acessa tão pouco o mecanismo da Lei Rouanet. Com o encontro, o produtor espera que o empresariado local perceba com outros olhos a produção de projetos sociais e culturais na Paraíba e se sinta interessado em tornar-se investidor da destas causas no estado, através de leis de incentivo, contribuindo também para estabelecer uma relação de troca com a sociedade, ao mesmo tempo em que divulga sua marca. Por sua vez, “os produtores também necessitam fazer a sua parte e qualificar cada vez mais o seu trabalho, seus produtos, para se conectarem a esses investidores e convencê-los do seu diferencial e potencial”, falou.

O produtor cultural ainda ressaltou a importância do evento para a apresentação de projetos e ações culturais com potencial para atrair investidores. “De um lado, uma banca examinadora que pode querer investir em ideias criativas, e, do outro lado, o produtor com seu projeto, buscando desenvolver uma ação social, cultural ou de demanda. Dessas pequenas apresentações pode surgir uma relação de trabalho, de interesse mútuo”, concluiu.

Já foram confirmadas as palestras de Viviane Mosé, filósofa, psicanalista e gestora de políticas públicas, e de Henilton Menezes, ex-secretário de Fomento e Financiamento à Cultura do MinC, que lançará o livro ‘A Lei Rouanet muito além dos (f)atos’.

Serviço:

1º Encontro de Marketing Criativo e Sustentabilidade

Datas:19 e 20 de Setembro de 2017

Local: Espaço Cultural José Lins do Rêgo

Horário: 9h

Inscrições:  http://www.marketingcriativo.com.br/