Fale Conosco

26 de novembro de 2013

Encontro de gestores debate saúde da população negra na Paraíba



As Secretarias de Estado da Saúde e da Mulher e da Diversidade Humana promoveram nesta terça-feira (26) o I Encontro com Gestores de Saúde com o tema “Saúde na População Negra”. O evento aconteceu em João Pessoa, no auditório Hélio Smidt, da PBTur e teve a participação de técnicos do Ministério da Saúde.

O objetivo foi dialogar com gestores municipais de saúde o fortalecimento da política de atenção à saúde da população negra. “Essa política na verdade é transversal a todas as políticas e o que a gente pretende com esse diálogo é sugerir que os gestores consigam ter um olhar étnico-racial nessa questão”, explicou a secretária executiva da Saúde, Cláudia Veras.

O encontro faz parte de um conjunto de ações realizadas nesse mês de novembro em alusão ao Dia da Consciência Negra.

Daniele Queiroz, técnica do Ministério da Saúde, ressaltou que a Portaria 992/2009 instituiu a política nacional de saúde integral da população negra. “Estamos aqui na Paraíba justamente para fazer essa discussão e dar apoio à divulgação e à implementação dessa política aqui no estado”, disse. O Ministério da Saúde tem apoiado Estados e municípios na criação dos Comitês Técnicos de Saúde da População Negra para que se dê vazão às diversas demandas que a população negra tem em relação ao Sistema Único da Saúde (SUS).

Durvalina Lima, coordenadora de Saúde de Atenção à População Negra da Secretaria de Estado da Saúde, destacou que a Paraíba ainda precisa fortalecer a discussão do tema de forma regional. Lembrou que a Paraíba tem 56,38% da população auto-declarada negra. No Brasil esse índice é em torno de 75% da população. Vera Baroni, advogada pernambucana, foi uma das palestrantes no evento, que também reuniu estudantes de escolas públicas e privadas.