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Encontro de Gestão Documental discute criação de arquivo público do Estado

quinta-feira, 31 de março de 2011 - 18:20 - Fotos: 
Uma mesa-redonda no final da tarde desta quinta-feira (31) marcou o encerramento do “I Encontro sobre gestão documental: por uma política estadual de arquivos públicos”, realizado pela Fundação Casa de José Américo, no período de 28 a 31 de março. Participantes interessados em buscar novos rumos foram além das aulas e reuniões e criaram uma comissão provisória interdisciplinar e interinstitucional para discutir e propor ao Governo do Estado a criação de uma Comissão Especial de Estudos para Implantação do Arquivo Público e do Sistema de Arquivos da Paraíba (CEAPB).

Caberá a esta comissão encaminhar as deliberações do encontro, apresentando uma minuta de decreto ao Governo do Estado. A comissão será formada por 15 pessoas de diversos órgãos públicos, sendo sediada na Fundação Casa de José Américo. Já ficou agendada a primeira reunião para o dia 5 de abril, na FCJA, para aprofundar as discussões e avançar nas propostas.

O presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Fernandes Filho, que representou o governador Ricardo Coutinho, ao dirigir os trabalhos de abertura ressaltou a importância do evento, no sentido de se abrir novas possibilidades para uma possível padronização da gestão documental, especialmente quanto aos documentos públicos que são diariamente produzidos pela administração estadual em geral.

Participação especial de professora da Usp – A conferência de abertura do encontro foi ministrada pela professora da Universidade de São Paulo USP, Ana Maria de Almeida Camargo, que dirigiu ainda duas reuniões específicas e fez uma palestra. Com um currículo bastante intenso, Ana Maria de Almeida Camargo é historiadora com atuação em Arquivologia, no campo da Arquivística. Ela tem coordenado projetos e prestado assessoria em instituições diversas no Brasil e no exterior. É autora de diversos trabalhos publicados em periódicos especializados e consultora do Instituto Fernando Henrique.

Coordenado pela diretora do Departamento de Documentação e Arquivo da FCJA, professora Irene Rodrigues da Silva Fernandes, o encontro sob gestão documental reuniu representantes de órgãos da administração direta e indireta do Estado. Participaram 77 servidores no curso, ministrado pelas professoras Laura Helena Amorim, Gloriete Pimentel e Ana Andréa Amorim, todas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de 50 participantes nas reuniões.

Evento encerra com uma mesa-redonda – O “I Encontro sobre gestão documental: por uma política estadual de arquivos públicos”, foi encerrado na tarde desta quinta-feira com uma mesa redonda. Participaram desta última atividade, além da diretora de Documentação e Arquivo e coordenadora do evento, professora Irene Fernandes, o professor José Octávio de Arruda Melo, a professora Lúcia Guerra Ferreira (representante da UFPB na subcomissão do SIGA-MEC) e o professor Josemar Henrique de Melo (UEPB). Na ocasião, eles debateram o tema “Perspectivas e compromissos para a instalação de uma política de gestão documental na Paraíba”.