João Pessoa
Feed de Notícias

Encontro de Educação Profissional recebe o presidente do FNDE

sexta-feira, 6 de março de 2015 - 17:38 - Fotos: 

Na manhã desta sexta-feira (6), gestores escolares das unidades que oferecem a Educação Profissional na Paraíba, gerentes regionais e gerentes da Secretaria de Estado da Educação (SEE) participaram do Encontro sobre Educação Profissional com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan Alencar, e os diretores de escolas profissionalizantes de Fortaleza, Cristina Cruz e Elbert Bemino, compartilhando as experiências na gestão da Educação Profissional no Estado do Ceará.

“No Ceará, foram reformados 25 prédios das escolas, onde foi implantado o Ensino Médio integrado com o profissionalizante em regime integral. Hoje são ofertados mais de 50 cursos profissionalizantes, e nós queremos presentear a Paraíba com os currículos de todos estes cursos, incluindo o layout dos laboratórios e o regime de seleção dos professores, gestores e alunos”, garantiu Alencar. Hoje, o estado do Ceará tem um sistema informatizado de capacitação de estágio, estruturação da relação com os setores produtivos “com adesão de mais de quatro mil empresas que recebem os alunos para estagiarem”, contou Cristina Cruz.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, afirmou que a Paraíba pode aproveitar bastante esta experiência do Ceará. E o diretor da Escola Técnica de Bayeux, Fábio Diaz, identificou que este é o caminho para construir as escolas paraibanas, baseados na mais nova imagem da educação técnica profissional.

O Encontro teve início na tarde de quinta-feira (5) discutindo assuntos como Pronatec, Brasil Profissionalizado, Escolas Técnicas Estaduais, Mulheres Mil, entre outros, no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), onde esteve presente o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Marcelo Machado Feres.