João Pessoa
Feed de Notícias

Encontro de Educação Emocional e Social para a Família discute relacionamento entre pais e filhos

segunda-feira, 1 de junho de 2015 - 11:14 - Fotos: 

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Liga pela Paz, realiza, em todo o Estado, encontros de Educação Emocional e Social para Família e Comunidade. Na sexta-feira (29) o encontro aconteceu na Escola Estadual Francisco Campos nos Bancários, em João Pessoa. Ao todo estão envolvidas 622 escolas da rede estadual de ensino de 187 municípios paraibanos das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), beneficiando, aproximadamente, 180 mil famílias de alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.

Nos encontros não são discutidos assuntos relacionados à rotina da escola, mas temas que remetem à reflexão sobre o diálogo, autoestima e perdão, que são trabalhados com os pais dos alunos. Muitos relatam que já estão sentindo o impacto positivo ao descobrir que desses encontros podem surgir a harmonia no lar e na comunidade. O tema abordado hoje foi “A referência vem dos adultos”, ou seja, tudo que a criança faz aprende com os adultos, inclusive a violência.

Durante o encontro, as professoras da escola apresentaram uma peça sobre o relacionamento entre pais e filhos e o apoio que eles devem receber em casa para estudar. “Quando eu estudava queria que minha mãe participasse, mas ela não podia, eu não sabia fazer a ponta do lápis, então tinha medo que quebrasse porque eu ia ficar sem escrever, minha mãe não estava presente para apontar o lápis. Por isso hoje eu acompanho meu filho”, declarou uma das mães que estava participando do evento. O pai Adriano, que cuida sozinho de duas filhas, contou que, mesmo trabalhando muito, procura estar presente na vida escolar delas.

A diretora Maria José Figueiredo e a vice-diretora Patrícia conduziram o momento, estimulando que os pais presentes contassem suas experiências e refletissem sobre o relacionamento com os filhos. “Desde o primeiro encontro que realizamos percebemos, através de vários relatos de alunos, que há maior abertura para o diálogo em casa. Os pais, que antes não conseguiam, não tinham habilidade para conversar com seus filhos, estão abrindo esse canal que pode trazer muitos avanços para a educação das crianças”, comentou Maria José.

Liga pela Paz– Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância (PSI), deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à Educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.