João Pessoa
Feed de Notícias

Encontro de dirigentes da educação discute ações articuladas nos municípios

terça-feira, 24 de maio de 2011 - 18:28 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Encontro continua nesta quarta-feira - Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

O I Encontro de Dirigentes da Educação da Paraíba reuniu, nesta terça-feira (24), 205 secretários de educação de municípios da Paraíba. O evento, que acontece até esta quarta-feira (25) no Cine Banguê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, é promovido pela Secretaria de Estado da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Estiveram presentes na abertura o vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia; o secretário de Estado da Educação, Afonso Scocuglia; a representante da Undime, Amarísis Dias e a palestrante Renilda Peres de Lima, do FNDE.

O encontro tem como objetivo repactuar o arranjo educativo traduzido em regime de colaboração, proposto pelo Ministério da Educação, para elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) dos municípios. A Secretaria de Educação é uma articuladora do Plano junto aos municípios como parte das ações do Governo do Estado na contrapartida solidária.

O vice-governador destacou a importância da educação para o governo. “A educação tem um papel fundamental para o nosso governo e este momento de avaliação e reestruturação do PAR é essencial”, destacou Rômulo Gouveia. Para o Secretário da Educação, este é o primeiro encontro de muitos que virão. “Este primeiro encontro, na verdade, é um convite para que possamos trabalhar juntos em torno dos desafios da educação na Paraíba”, afirmou o professor Afonso Scocuglia.

“O PAR enquanto instrumento de planejamento educacional do Estado e dos municípios” foi o tema da palestra ministrada pela técnica do FNDE, Renilda Peres de Lima. A palestrante também destacou as diretrizes e a operacionalização do PAR para 2011/2014.

Para a secretária de Educação do município de Assunção, Vanuza Carvalho, este encontro é muito importante para os municípios paraibanos. “Esta parceria entre Estado e municípios é fundamental, pois, através do PAR, poderemos organizar ações estratégicas para melhorar ainda mais a educação de Assunção”, explicou.

O evento continua nesta quarta-feira, a partir das 8h, com a palestra da técnica do FNDE, Eracy Godoy, que abordará a “Formulação das ações do PAR 2011/2014: do cadastro a realização do diagnóstico da situação educacional”. A partir das 14h, os técnicos da Secretaria de Estado da Educação e a técnica do FNDE, Eracy Godoy, farão um roteiro detalhado da elaboração do PAR, com apresentação da equipe de consultores e estrutura da execução do trabalho na Paraíba.