João Pessoa
Feed de Notícias

Encontro de cultura popular encerra exposição sobre agremiações carnavalescas tribos indígenas

quarta-feira, 27 de abril de 2011 - 10:07 - Fotos: 

A exposição “Agremiações carnavalescas tribos indígenas” será encerrada neste sábado (30), na Praça do Povo da Fundação Espaço Cultural (Funesc). Para fechar a mostra, haverá um encontro de mestres e organizadores das tribos, além de pesquisadores da cultura popular. O evento começa às 15h e é aberto ao público em geral.

Durante todo o período da exposição, o público pode interagir com os “capacetes” (grandes cocares), simulando o personagem “espião”, que faz parte deste folguedo de característica ameríndia, presente na região Nordeste do Brasil, e que aqui na Paraíba tem características próprias na dança, nas indumentárias e na música.

Atualmente existem 11 Tribos Indígenas que desfilam no Carnaval de João Pessoa: Pele Vermelha, Tupinambá, Tabajara, Ubirajara, Tupi Guarani, Papo Amarelo, Flecha Negra, Guanabara, Xavantes, Tupi Guanabra e Africanos. Além destas, existe ainda a Tribo Potiguara, do município de Bayeux.

As Tribos Indígenas do Carnaval são expressões significativas para compreensão da identidade cultural da Capital, algumas muito antigas como a Tribo Tupinambá, fundada em 1936, e a Tribo Africanos, que tem mais de 90 anos de existência.

A exposição “Agremiações Carnavalescas Tribos Indígenas” é uma ação da Funesc, através do Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira, em parceria com as Agremiações Carnavalescas Tribos Indígenas da Grande João Pessoa.

Serviço

Exposição “Agremiações Carnavalescas Tribos Indígenas”

Encontro de encerramento: Sábado, 30 de abril

Local: Praça do Povo do Espaço Cultural

Horário: 15h

Preço: Gratuito

Mais informações:

Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira – 3211-6277

José Reinaldo (Coordenador do Centro) – 8808-7360