João Pessoa
Feed de Notícias

Encerramento do Mês da Juventude terá edição especial do Music From Paraíba

sexta-feira, 21 de agosto de 2015 - 11:34 - Fotos:  Arquivo

A programação do Mês da Juventude, lançado no dia 13 de agosto pelo Governo do Estado, será encerrada com uma edição especial do projeto permanente Music From Paraíba 2. O evento, que acontece no próximo dia 29, a partir das 16h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, traz o paulista Emicida e seis representantes paraibanos do rap que integram a coletânea que leva o mesmo nome do projeto.

As atrações locais são duMATU, General Frank e Preta Sam, Pablo Scobá Dub, Família Z.O, Grupo Equilíbrio e SH Torres. O show principal da noite é com o rapper Emicida (SP). A entrada é a doação de um livro paradidático ou gibi em bom estado que serão entregues nas unidades da Fundação do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac).

O show é uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O evento será a primeira edição do projeto Music From PB dedicado ao hip hop.

Mês da Juventude – Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Juventude da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, o Mês da Juventude já desenvolveu, do dia 5 de agosto até esta sexta-feira (21) mais de 100 atividades em todo o Estado. Entre as ações já ocorridas estão 12 Conferências Municipais de Juventude, a Semana do Estudante na rede de educação estadual, o lançamento do Pacto Social Pela Juventude Paraibana e o I Encontro Estadual da Juventude Rural.

De acordo com Priscilla Gomes, secretária executiva de juventude, o mês tem sido um espaço para reafirmar o compromisso do executivo estadual e dos municípios parceiros com as juventudes paraibanas, além de um convite para a sociedade discutir, junto ao poder público, caminhos para efetivar os direitos e fomentar o protagonismo, empoderamento e autonomia juvenil. “A juventude é uma das prioridades desta gestão e o mês vem como um momento para reafirmarmos esse compromisso e fomentarmos a discussão para o avanço nas políticas de juventude junto com a sociedade civil”, explica a secretária.

Para a construção da programação do mês, foram articuladas 33 prefeituras e 14 secretarias de Estado que juntas co-realizam o evento, trazendo, assim, um conjunto de serviços, ações, eventos direcionados à promoção da participação, empoderamento e protagonismo das juventudes paraibanas.

Music From Paraíba – É um projeto de divulgação da música dos artistas paraibanos no Brasil e no exterior.  Pelo segundo ano consecutivo, em 2013 e 2014, por meio do projeto da coletânea, a Paraíba esteve presente na maior feira mundial do mercado fonográfico, a WOMEX, que no ano passado foi realizada em Santiago de Compostela, na Espanha. A coletânea é lançada primeiramente na feira, distribuída para profissionais da área, e em seguida a temporada de shows com artistas contemplados é iniciada aqui na Paraíba.

Em João Pessoa, os shows do MFP 2 são realizados todos os meses, sempre aos domingos, no Teatro de Arena. Além da capital paraibana, o projeto já visitou neste ano os municípios de Campina Grande, Cajazeiras e Catolé do Rocha. A expectativa é que, assim como na primeira edição, o projeto continue circulando por outras cidades, para que a música produzida no Estado seja conhecida também pelo povo paraibano.

Na sua segunda edição, o projeto traz 71 músicas de artistas paraibanos ou radicados no Estado. As faixas estão distribuídas em quatro CDs organizados em um box que lembra o formato capa de LP de vinil com arte assinada pelo designer Silvio Sá. Na coletânea, há representantes de diversos gêneros como rock, forró, samba, música eletrônica, jazz, música instrumental, funk, blues, reggae, brega, entre outros.