João Pessoa
Feed de Notícias

Encerramento da Semana Cultural José Lins tem atividade em Pilar

sexta-feira, 3 de junho de 2011 - 12:33 - Fotos: 

A Semana Cultural em homenagem a José Lins do Rego chega ao final neste sábado (4) com parte da programação concentrada no município de Pilar, terra natal do escritor paraibano.  A solenidade começa às 9h com uma saudação ao homenageado, seguida de cantoria com o poeta Oliveira de Panelas. Na sequência, haverá apresentação do Grupo Folclórico Moleque Ricardo e da Quadrilha Junina Coronel José Lins, ambos de Pilar.

O evento em Pilar inclui exibição do filme “O Engenho de Zé Lins”, de Vladimir Carvalho. Em seguida, haverá visita ao Engenho Corredor, universo da infância do escritor que se consagrou como o mestre do romance regionalista do Nordeste brasileiro.

Em João Pessoa, o encerramento da Semana José Lins oferece ao público a última oportunidade de assistir ao programa “O Céu do Engenho Corredor”, no Planetário. O filme, que será exibido às 15h30, mostra como estava o céu no dia 3 de junho de 1901, quando nasceu José Lins.

Para o público infanto-juvenil, a opção fica por conta do espetáculo “Zé Lins – O pássaro poeta”, apresentado pelo grupo Engenho Imaginário. A peça é adaptada do livro “O Menino que Virou Escritor”, de Ana Maria Machado, sobre a infância de José Lins do Rego. A adaptação e direção são de Valeska Picado. A apresentação será às 15h30, no Teatro Paulo Pontes, e a entrada é gratuita.

Para os cinéfilos admiradores da obra de José Lins do Rego, haverá “Mostra de Cinema Zé Lins, com a exibição dos filmes “O Engenho de Zé Lins”, de Vladimir Carvalho, “O Menino e a Bagaceira”, de Lúcio Vilar, e “Menino de Engenho”, de Walter Lima Júnior. A sessão começa às 17h, no Espaço Cine Digital.

Na parte musical da Semana José Lins, o coral Vozes da Infância, da Escola Municipal das Artes (João Pessoa) fará apresentação especial às 19h.

Às 20h, os fãs do teatro poderão conferir o encerramento e premiação Don Festival Zé Lins Encenado e torcer por seus favoritos. A premiação será no Teatro de Arena, a partir das 20h. Os três melhores trabalhos receberão prêmios de R$ 1.000 cada.

Às 20h30, o Clube do Conto da Paraíba se reúne na Praça do Povo da Fundação Espaço Cultural (Funesc) para leituras de criação livre a partir da obre de José Lins do Rego. Em seguida, haverá o encerramento oficial da Semana Cultural com um recital espontâneo para escritores e poetas.

Sobre a Semana Cultural

Em 3 de junho de 1901 nascia, na cidade paraibana de Pilar, José Lins do Rêgo. Aquele que hoje é reconhecido como um dos ícones da literatura brasileira. Imortalizado por obras como “Fogo Morto”, é reverenciado como o mestre do romance regionalista. Para lembrar os 110 anos do nascimento do eterno “Menino de Engenho”, a Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo iniciou, na última terça-feira (31), a Semana Cultural em homenagem ao seu patrono.

Sobre o evento

Realizado desde a criação da Funesc, a Semana José Lins é um dos mais tradicionais eventos organizados pelo órgão. Criada no ano de sua fundação,  este ano toma a proporção digna do escritor que dá nome ao Espaço Cultural, com a realização de atividades dentro e fora das suas dependências.

Serviço:

Semana Cultural José Lins do Rêgo

Data: 31 de maio a 4 de junho

Local: Espaço Cultural José Lins do Rêgo

Realização: FUNESC

Apoio: SEBRAE, Secretaria de Estado da Educação, PMJP-FUNJOPE, COEX-UFPB, e Rádio Tabajara e Jornal a UNIÃO.

Preço: Gratuito