Fale Conosco

12 de junho de 2015

Encerrado Congresso Norte Nordeste do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde



ses congresso sobre subfinanciamento da saudeportal 5 270x176 - Encerrado Congresso Norte Nordeste do Conselho de Secretarias Municipais de SaúdeO 3º Congresso Norte Nordeste do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) foi encerrado no início da tarde desta sexta-feira (13). O evento, realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, reuniu 2.520 secretários municipais de saúde das duas regiões; técnicos do Ministério da Saúde e profissionais de saúde do estado e dos municípios. Durante quatro dias, foram realizados mini-cursos, oficinas, rodas de conversa, mesas redondas sobre financiamento, atenção básica de saúde, Programa “Mais Médicos” e diversos temas ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as atividades, foi realizada a 7ª assembleia nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), do qual a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, faz parte. O encontro resultou numa “Carta à Nação”, na qual a entidade “manifesta preocupação e discordância com a decisão do Governo Federal de contingenciar, por meio do Decreto n. 8.456, de 22 de maio de 2015, em R$ 11,774 bilhões o orçamento do Ministério da Saúde, o que irá agravar ainda mais a situação do SUS que, reconhecidamente desfinanciado, luta por melhores condições para atender a população brasileira’, diz o trecho do documento.

“O Congresso teve uma grande relevância para o estado e municípios porque aconteceu num período de mudanças sérias no financiamento da saúde e possibilitou a congregação, não somente dos municípios, representados pelas Secretarias Municipais, como a realização da 7ª assembleia nacional do Conass. E a carta é uma solicitação para que o Ministério reveja sua decisão e garanta os serviços e a continuidade das ações de saúde, em âmbito nacional”, ressaltou a secretária Roberta Abath.

ses congresso sobre subfinanciamento da saudeportal 6 270x162 - Encerrado Congresso Norte Nordeste do Conselho de Secretarias Municipais de SaúdeDurante o evento, foi produzida, por todos os participantes, uma carta com 36 sugestões de melhorias para o SUS. Entre as sugestões, a defesa de uma reforma tributária equânime que garanta justiça fiscal para os municípios brasileiros; fortalecimento da visibilidade nacional da saúde indígena; garantia de integração do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASI), ao SUS e implantação do Programa “Mais Médicos” nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); para os usuários privados de liberdade e nos Hospitais de Pequeno Porte.

“É inegável que estamos vivendo um momento de grande crise financeira, mas nem sempre o baixo financiamento é motivo para tantos problemas existentes nos serviços de saúde. A criatividade para encontrar outras alternativas e sanar as dificuldades, é uma das saídas. E neste evento conseguimos discutir, compartilhar e aprender sobre estas novas possibilidades. Estou muito feliz com o resultado do Congresso que cumpriu o papel de discutir, com bastante êxito, o tema equidade na gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais”, festejou a presidente do Cosems, Soraya Galdino.

ses congresso sobre subfinanciamento da saudeportal 3 270x180 - Encerrado Congresso Norte Nordeste do Conselho de Secretarias Municipais de SaúdeServiços – Durante os quatro dias do Congresso, a Secretaria de Estado da Saúde (Ses), expôs vários serviços. Um dos destaques foi a III Caravana do Coração, que no período de 29 de junho a 11 de julho acontecerá em 13 municípios paraibanos. O objetivo é atender cerca de 1000 pessoas, entre crianças e gestantes, com problemas cardíacos. Aos visitantes, foram mostradas fotos das edições anteriores e também um vídeo sobre o mutirão de cirurgias cardíacas no Hospital de Mamanguape, onde foram realizadas 20 cirurgias, no período de 25 de maio a 3 de junho deste ano.

Técnicos do Laboratório de Entomologia e Pesquisa, que faz o monitoramento do controle de qualidade dos larvicidas e inseticidas para a mortalidade dos mosquitos da dengue, calazar, malária e outros, explicaram detalhes da forma de reprodução do mosquito da dengue. Ainda foram exibidos vídeos de campanhas publicitárias sobre aleitamento materno; dengue; humanização nos serviços; entregas de obras; construção de hospitais; fotos com informações sobre todas as unidades hospitalares do estado e distribuição de folders informativos e camisinhas.

ses congresso sobre subfinanciamento da saudeportal 4 270x180 - Encerrado Congresso Norte Nordeste do Conselho de Secretarias Municipais de SaúdeOs índios potiguaras da Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto também marcaram presença no Stand da SES. Durante o evento, eles realizaram uma apresentação do Toré (dança típica da cultura indígena).