João Pessoa
Feed de Notícias

Encerrada campanha ‘Turminha do MPF’ pelo voto consciente nas escolas estaduais

sexta-feira, 5 de outubro de 2012 - 11:26 - Fotos:  Secom-PB

O Ministério Público Federal, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, encerrou nesta semana o projeto “Turminha do MPF nas Eleições 2012” na rede estadual de ensino. O projeto teve como objetivo esclarecer a população estudantil que compra e venda de voto é crime, destacando a importância do voto consciente.

O projeto foi encerrado na Escola Estadual Argentina Pereira Gomes com uma série de atividades. Além das quatro turmas inicialmente previstas, a escola ampliou o projeto para todos os 360 alunos.

No total, a campanha atingiu mais de 500 alunos, na faixa etária de 10 a 13 anos, das escolas estaduais Argentina Pereira Gomes, no Centro, e Horácio de Almeida, no Alto do Mateus, ambas na Capital. As crianças e adolescentes foram levados a refletir sobre a realidade social do país e incentivados a  transmitir para a família os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A ação faz parte da campanha nacional do Ministério Público Federal pelo voto consciente “Seu voto, não venda, não troque, não negocie”. Durante 30 dias, os estudantes discutiram questões relacionadas à atuação do MPF nas eleições e apontaram os prejuízos causados pela corrupção eleitoral.

No encerramento houve apresentações musicais (rap, embolada, paródia) e peças teatrais no pátio da escola. No auditório ficaram expostas as maquetes, ilustrações, produções literárias (poesias, redações) e todas as urnas eletrônicas produzidas pelos alunos para as eleições simuladas realizadas pela escola.

A abertura e o encerramento na escola foram acompanhados pelo procurador da República João Bernardo da Silva. Após a apresentação dos alunos, os personagens Sol e Rod da Turminha do MPF entregaram os certificados do projeto para a escola e os professores.