João Pessoa
Feed de Notícias

Encerrada a 2ª Semana Paraibana de Alimentação ocorrida na sede da Empasa, no Cristo Redentor

sexta-feira, 16 de outubro de 2009 - 15:16 - Fotos: 

Foram quatro dias de discussões sobre segurança alimentar e a importância do combate ao desperdício de alimentos na Paraíba. Palestras, mesas redondas e apresentações folclóricas marcaram a 2ª Semana Paraibana da Alimentação, evento promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) e Conselho de Segurança Alimentar da Paraíba (Consea-PB).

O evento ocorreu na sede da Empasa, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. E neste ‘Dia Mundial da Alimentação’, houve um alerta sobre o controle social da produção e distribuição de alimentos na Paraíba. A palestra, que marcou o encerramento das atividades, reuniu técnicos da Empasa e representantes de instituições que trabalham com segurança alimentar no Estado.
 
O articulador dos Movimentos Sociais do Governo do Estado, Arimatéia França, disse que o controle social passa pela necessidade de mudança na legislação. “É preciso transformar esses espaços da sociedade em espaços deliberativos. O Fundo de Combate à Pobreza precisa de investimentos”, afirmou.

O evento também contou com a participação da secretária estadual de Desenvolvimento Humano (SEDH), Giucélia Figueiredo, que destacou a importância da participação da sociedade civil organizada. Ela considera isso fundamental para a formulação e implementação de políticas públicas de segurança alimentar. Ressaltou também o caráter estratégico do controle social para o êxito das políticas públicas que estão sendo executadas.

Na ocasião, a secretária estadual de Desenvolvimento Humano visitou as instalações da cozinha industrial da Empasa, onde se produz a sopa que é distribuída para famílias de baixa renda de 11 comunidades de João Pessoa.

Para o presidente da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), Germano Targino, a 2ª Semana Paraibana de Alimentação foi positiva. “Principalmente pela presença de vários órgãos, que necessitam ser sensibilizados e se tornem parceiros de todas as demandas, que foram apresentadas nessas palestras. A sociedade precisa evitar o desperdício e proporcionar alimentos a quem precisa”, revelou.

 

Adriana Saito, da Assessoria de Imprensa da Empasa