Fale Conosco

14 de março de 2016

Encerra quarta-feira prazo para oferecer contribuições à Base Nacional Comum Curricular



A Secretaria de Estado da Educação (SEE) está chamando a atenção da comunidade escolar e da comunidade em geral para o encerramento do prazo para oferecer contribuições à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será às 23h59 desta quarta-feira (15). As contribuições podem ser individuais, de organizações e de escolas que têm a oportunidade de qualificar o documento que norteará as práticas pedagógicas e as políticas educacionais do nosso país. As contribuições podem ser feitas pelo portal basenacionalcomum.mec.gov.br.

No portal da BNCC está à disposição o material de apoio e tutoriais interativos sobre o processo de construção da Base, bem como alguns informes em relação às contribuições a serem realizadas no documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular feitos pela coordenadora estadual da BNCC na Paraíba, Aparecida Uchoa. O acesso pode ser feito por meio do endereço: https://youtube/EMKqxAwGToM.

Para cadastrar pode ser acessado o link: https://youtu.be/rErFSi53BeM. E para contribuir com o documento pode ser acessado o endereço: https://youtu.be/S-Aon0TDwcw. A Secretaria de Estado da Educação ressalta a importância da participação de todos na construção do documento. O texto-base tem cerca de 300 páginas e foi escrito por 119 especialistas, de todo o país, entre eles, três paraibanos. As propostas serão analisadas e será elaborada uma segunda versão do documento, para ser validado nos seminários estaduais, que serão realizados até o próximo mês de maio.

Em junho deste ano, o documento final vai ser encaminhado ao Conselho Nacional de Educação, para analisar e normatizar, transformando-o em documento oficial a ser seguido por todas as escolas do País.

A secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, convida toda a comunidade escolar a participar. “É necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar, para debater e opinar sobre o documento proposto e poder inserir suas contribuições. O envolvimento de professores, alunos e gestores torna-se fundamental neste processo”, enfatizou.

A construção da BNCC conta com a colaboração, além da Secretaria de Estado da Educação (SEE), da União de Dirigente Municipais de Educação (Undime), do Fórum Estadual de Educação, da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), do Conselho Estadual de Educação (CEE), de instituições de ensino superior e da sociedade em geral.

BNCC – A Base Nacional Comum Curricular é um conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais que cada estudante brasileiro deve aprender a cada etapa da Educação Básica, para que possa se desenvolver como pessoa e se preparar para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho.