Fale Conosco

19 de dezembro de 2017

Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade é aplicado em 57 unidades



As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade, (Encceja Nacional PPL), estão sendo realizadas nesta terça (19) e  quarta-feira (20).

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, na Paraíba, 57 unidades estão participando do exame, sendo 52 unidades prisionais (com 915 privados de liberdade para fazer o exame) e cinco unidades socioeducativas (com 97 socioeducandos), totalizando 1.004 participantes.

O Exame é direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Os participantes, que buscam a certificação do Ensino Fundamental, precisam ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova. Quem busca a certificação do Ensino Médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos.

As provas serão realizadas nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos competentes. O Encceja será dividido em quatro provas objetivas, por nível de ensino, e uma redação. Cada prova objetiva terá 30 questões de múltipla escolha.

Cada unidade prisional ou socioeducativa tem um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição e suas funcionalidades. Além de responsável pela realização e acompanhamento das inscrições, compete a ele a obrigação de realizar o ensalamento e a exclusão de participantes que tiverem sua liberdade decretada.

O responsável pedagógico acessará os resultados obtidos pelos participantes, pleiteará sua participação no Sisu e em outros programas de acesso ao Ensino Superior, se possível. É ele também que divulgará as informações sobre o exame aos participantes.

Ensino Fundamental:

19 de dezembro
Manhã (das 9h às 13h) e Tarde (das 15h às 20h)
Prova I – Ciências Naturais;
Prova II – História e Geografia;
Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
Prova IV – Matemática.

Ensino Médio:

20 de dezembro
Manhã (das 9h às 13h)
Tarde (das 15h às 20h)
Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Prova II – Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Prova III – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
Prova IV – Matemática e suas Tecnologias.