Fale Conosco

11 de abril de 2014

Empresas brasileiras de gás natural se reúnem em João Pessoa



Representantes de companhias brasileiras de gás natural, pertencentes a vários Estados, encontram-se em João Pessoa participando de um evento que vem estabelecendo um único padrão na elaboração dos processos de editais para contratação de fornecedores. Trata-se do XII Fórum do Anexo Q12, que se refere a um documento que acompanha todos os contratos feitos pelas companhias de gás natural. O Q12 é um anexo que significa as diretrizes de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), junto aos editais de licitação elaborados pelas companhias.

Esse fórum, que acontece a cada seis meses em capitais diferentes, é sediado pela segunda vez na Paraíba por intermédio da PBGás – Companhia Paraibana de Gás, e vem sendo realizado nos dias 10 e 11 de abril no hotel Verde Green com as presenças de representantes de vários Estados – como Santa Catarina, Sergipe, Bahia, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas, Maranhão, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Na abertura do encontro, o presidente em exercício da PBGás, David dos Santos Mouta, desejou boas vindas aos participantes e disse que a Paraíba, através da sua concessionária de gás natural, está sempre à disposição das empresas coirmãs para contribuir com o desenvolvimento organizacional de todas elas. “Encontros como esse definem uma padronização no estilo de trabalho das companhias dentro das normas de segurança, meio ambiente e saúde, e aqui na Paraíba estamos orgulhosos de contribuir mais uma vez para esse padrão”, disse David.

O coordenador do evento em nível nacional, Eduardo Victor Requena, disse que esse fórum busca encontrar um modelo de sintonia que poderia ser exemplo para outras empresas de serviço público, assim como as concessionárias de água e energia. “As empresas de gás natural, através desses encontros, querem criar um padrão Brasil na sua forma de se desenvolverem. Esse enlace é positivo e deverá resultar em grandes benefícios no desenvolvimento de cada companhia, pertencente a cada Estado brasileiro”, observou Requena.

Além da PBGás, na qualidade de anfitriã, estão participando do evento as companhias Algás (AL), Sergás (SE), Gasmig (MG), Gasmar (MA), SCGÁS (SC), Compagás (PR), Copergás (PE) e MSGÁS (MS) e Bahiagás (BA), além da GásLocal, empresa de São Paulo que trabalha com fornecimento de GNL (Gás Natural Liquefeito).