João Pessoa
Feed de Notícias

Empresários garantem tecnologia e inovações futuristas para a Paraíba

quarta-feira, 3 de março de 2010 - 14:55 - Fotos: 
Investimentos na ordem de mais de 2 bilhões de reais estão garantidos para a Paraíba  com a assinatura do protocolo de intenções de 19 empresas além da geração de 4 mil empregos diretos com a utilização de mão de obra genuinamente paraibana. É o que garante o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edivaldo Nóbrega, que desde o inicio da nova administração do Governo José Maranhão vem mantendo contatos com empresas de diversos segmentos.

Responsável por contatos e intercâmbio de empresários para investimentos na Paraíba, Edivaldo Nóbrega e o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Cinep), João Laércio Fernandes, buscaram apoio junto às instituições financeiras para facilitação dos processos, além dos incentivos junto ao Fundo de Apoio ao Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Fain).

“Desde fevereiro de 2009 que o governador determinou a realização de um trabalho voltado para o desenvolvimento industrial  nos pequenos municípios e, através de visitas nas regiões Sul e Sudeste, conseguimos atrair novos investidores, muitos dos quais já estavam desistindo de investir na Paraíba devido ao processo burocrático existente anteriormente,” afirmou Edivaldo Nóbrega.

Em dez meses de Governo foram atraídos mais investidores do que os anos de 2007e 2008, ressaltou Edivaldo Nóbrega. Ele lembrou que o trabalho em parceria com a Cinep tem sido responsável por esse processo. Só a empresa Oriental Energia vai gerar energia elétrica para o Estado da Paraíba, investindo dois bilhões de reais e gerando mais de 200 empregos diretos.  

Parcerias – Outra medida que tem surtido bons resultados, garante o secretário, é a adoção por parte do governador das PPPs ( Projeto de Parcerias Públicas Privadas), que permitem a realização de ações sempre em parceria tanto com a classe empresarial como com órgãos privados e instituições financeiras, visando a melhoria da qualidade de vida e a geração de emprego e renda, que é o que existe de prioritário para o desenvolvimento do Estado.

O empresário Rodrigo Oliveira da Oriental Energia afirmou que inicialmente a empresa vai gerar 200 empregos diretos com o fornecimento de energia para todo o Estado da Paraíba e restante do País.

A Steel Frame Tecnologies do Brasil Ltda, outra nova empresa a se instalar na Paraíba, trará  investimentos acima de 20 milhões de reais e a expectativa é a geração imediata de 400 empregos diretos, chegando a 2 mil empregos em sua fase plena.

Casas pré-moldadas – De acordo com o diretor presidente, Robert Ducan, a empresa tem origem nos Estados Unidos e, após sondagem do melhor mercado e área geográfica, a Paraíba foi contemplada a receber este investimento, fruto da confiança dos empresários no Governo do Estado da Paraíba, garantiu Ducan.

Com a construção de casas habitacionais pré- moldadas,  a fábrica tem capacidade para construção de 15 casas por dia, podendo chegar a 60 casas por dia, já que o projeto do Governo Federal  quer a construir 1 milhão  de casas .Em apenas quatro horas é montada uma casa e com um custo 60% mais barato do que a construção normal.

A empresa, que tem um projeto futurista e nova tecnologia, com garantia de 100 anos de resistência, garante o diretor administrativo da Steel Frame do Brasil, Marcos Túlio Azevedo, pretende investir na construção de comunidades habitacionais como forma de suprir a carência habitacional existente no país. As casas passaram a ser construídas nos Estados Unidos nos anos 60 e no Brasil já existe desde 1993.

Ana Neves, da Assessoria de Imprensa da SETDE