João Pessoa
Feed de Notícias

Empresa que ganhou a licitação recebe ordem de serviço. Serão gastos R$ 39,6 milhões

sexta-feira, 21 de maio de 2010 - 18:24 - Fotos: 

Depois de cumprir todas as exigências da Secretaria Especial de Portos (SEP), o Porto de Cabedelo começa a operacionalizar o início das obras de dragagem de seu canal de navegação. A empresa que ganhou a licitação para realizar o serviço, a Enterpa Engenharia Ltda., cuja sede fica em São Paulo, foi comunicada oficialmente esta semana, através do ofício 656/2010 enviado pela SEP, sobre a ordem de serviço nº. 01/2010. Na prática, tal documento autoriza a empresa a mobilizar equipamento e pessoal para execução dos serviços de dragagem e aprofundamento daquele canal.

O diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba (que administra o Porto de Cabedelo), Wagner Breckenfeld, lembra que o prazo inicialmente fixado para início das obras será cumprido. “Dissemos que as obras de dragagem iriam ser iniciadas ainda neste primeiro semestre e estamos dentro do prazo”, comemora.

As obras de dragagem do acesso aquaviário, a serem financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), consumirão R$ 39,6 milhões e consistirão no aprofundamento do canal, duplicando sua capacidade de operação. As obras devem ampliar também a bacia de evolução, dragada pela última vez há mais de cinco anos, permitindo que navios de grande calado trafeguem e descarreguem sem riscos devido ao assoreamento.

Com um canal medindo seis quilômetros de extensão, 150 metros de largura e  9,14 metros de profundidade, o local tem uma limitação de recebimento de embarcações de até 30 pés de calado. Com a dragagem, poderá receber embarcações de até 40 pés de calado.
Atualmente, o Porto de Cabedelo tem capacidade para receber de 30 a 35 mil toneladas de mercadorias por embarcação. Após a dragagem, a tendência é que aumente o fluxo de recebimento, tendo em vista que estará preparado para o desembarque de até 70 mil toneladas por embarcação.

Da Assessoria de Imprensa do Porto de Cabedelo