João Pessoa
Feed de Notícias

Empresa Paraibana de Turismo inicia pesquisa de demanda turística

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 - 10:53 - Fotos: 

O objetivo básico é conhecer o perfil dos visitantes identificando dados como origem, profissão, renda, faixa etária, sexo, o tipo de hospedagem utilizada, permanência na cidade, motivo da viagem, entre outros aspectos.

De acordo com o diretor de Economia e Fomento da PBTUR, Arthur Villarim, a meta é entrevistar no período de uma semana aproximadamente 1.500 visitantes. As pesquisas serão feitas no Aeroporto Castro Pinto, Terminal Rodoviário de João Pessoa e pontos turísticos como o Farol do Cabo Branco, Mercado de Artesanato, Estação Ciência e Praia do Jacaré.

Para Villarim, o levantamento da demanda turística é justificado pela necessidade de atender cada vez mais e melhor as demandas existentes, como forma de aumentar o fluxo turístico no Estado. “Vamos coletar dados e informações sobre o turista e suas tendências, como forma de conhecer o turismo como um segmento econômico que vêm se tornando a cada ano mais importante e representativo na sua economia”, disse o executivo.

Na execução da pesquisa de campo foram envolvidos 21 profissionais, sendo um coordenador, três supervisores de área, 15 entrevistadores e dois motoristas, segundo informou a coordenadora regional de Serviços Turístico da PBTUR, Maria Belizário.

O presidente da PBTUR, Rodrigo Freire, disse que este levantamento também irá subsidiar as ações de planejamento voltadas para o acordo firmado entre a missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, o Programa de Desenvolvimento do Turismo e Empresa Paraibana de Turismo.

Ana Lustosa, Assessoria da PBTUR