Fale Conosco

14 de maio de 2012

Empresa de Campina Grande cria software para beneficiar indústria têxtil



Microempresários de Campina Grande criaram um software de controle de produção, análise de custo e eficiência de pessoal para a indústria têxtil. Estão sendo investidos mais de R$ 195 mil nesse projeto, fruto de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O software criado pela Campina Tec permite monitorar a transformação da matéria-prima em produto acabado na indústria de confecção; promover agilidade administrativa; identificar o real custo da matéria-prima e da mão de obra no produto, além de monitorar a produtividade e eliminar erros no processo e individualizar a produção.

Para o efetivo sucesso do programa, os pesquisadores da Campina Tec fizeram um levantamento da estrutura organizacional do processo da indústria de confecção da Paraíba. Para isso, foi realizado o desenvolvimento, teste e implantação de módulos de cadastros, de modelagem e de corte. O software já chamou a atenção de empresas locais e de outros Estados que pretendem implantar o novo sistema de controle, análise de custo e eficiência de pessoal.

O objetivo da empresa é desenvolver um software que possibilite monitorar a transformação da matéria-prima em produto acabado na indústria de confecção, promovendo agilidade administrativa. Com esse intuito, ele identifica o real custo da matéria-prima e da mão-de-obra no produto; a quantidade real de retalho gerado no corte e a sua influência no custo da peça. A tecnologia também cria parâmetros para monitorar a produtividade e eliminar erros no processo através da confecção de uma peça piloto.

Outra conquista é a individualização da produção para obter melhores resultados em produtividade visando remunerar justamente o operário que produzir mais na indústria, com incentivos de bonificação. O programa também calcula custos de aviamentos, criação, controle de qualidade e demais gastos de produção. Com conhecimento e segurança do processo, o programa possibilita a prática de descontos e financiamento, o que resultará em uma melhor capacidade competitiva no mercado.

A Inova Tec realiza estudos de processos computacionais para encontrar o melhor e mais racional caminho para que a informação virtual possa ser processada. Entre as atividades diárias desenvolvidas estão: administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro da organização; planejamento e organização do processamento, armazenamento, recuperação e disponibilidade das informações.