Fale Conosco

28 de agosto de 2012

Empreender PB realiza encontro com mulheres do Cariri Paraibano



O Empreender Paraíba realizou encontro temático de acesso ao crédito e desenvolvimento comunitário, nesta segunda (27) e terça-feira (28), com trabalhadoras rurais, artesãs e pescadoras do Cariri Paraibano. O objetivo da reunião foi o recebimento das propostas para financiamento de projetos pela linha de crédito do ‘Empreender Mulher’.

O encontro temático de acesso ao crédito e desenvolvimento comunitário aconteceu no município de São João do Tigre e contou com a participação de mulheres das cidades vizinhas de São Sebastião do Umbuzeiro e Camalaú, interessadas nas linhas de crédito do Empreender individual e coletivo para atender também às associadas e cooperadas da região.

A linha de crédito ‘Empreender Mulher’ é destinada à concessão de financiamento para mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade social, e as que são organizadas em grupos ou em associações e cooperativas. O objetivo é fortalecer as políticas públicas para as mulheres, por meio da criação de oportunidades de geração de trabalho e renda, e atender as necessidades das paraibanas que vivem em condições precárias.

As interessadas devem ser maiores de 18 anos e comprovar residência no Estado da Paraíba há mais de seis meses, assim como também as Associações e Cooperativas devem ser devidamente registradas dentro do mesmo período.

As mulheres de São João do Tigre trabalham com artesanato, renda renascença, fuxico, crochê, bordados e agricultura. Em Camalaú, elas se organizam numa associação de pescadoras da região. O evento foi organizado pela Ong Cunhã – Coletivo Feminista, que atua na defesa da mulher na Paraíba, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana.