Fale Conosco

19 de dezembro de 2012

Empreender PB financia reforma de barco de cooperativa de pescadores de Cabedelo



A Cooperativa de Pesca Unipesca, de Cabedelo, programou para sábado (22), a primeira viagem do Albacora, embarcação que foi reformada com recursos do Empreender PB. O programa investiu um total de R$ 200 mil na reforma da embarcação que passa a ter capacidade para armazenar até 40 toneladas de pescados. A tripulação do barco é formada por 15 tripulantes e a permanência em alto mar é de cerca de 30 dias.

O gestor do Empreender Paraíba, Tárcio Handel Pessoa, faz nesta quinta-feira  (19), às 15h, uma visita técnica nas dependências da Cooperativa Unipesca, em Cabedelo, para acompanhar os preparativos da viagem. O técnico operacional do Programa, Thadeu Vinícius, informa que a Unipesca é formada por 100 pescadores locais, que não dispunham de recursos financeiros para custear a reforma e uma pesca deste porte. “O Empreender Paraíba  financiou a reforma do navio de pesca. O objetivo é a pesca de atum na costa marítima. Nós já financiamos ao longo deste ano, um total de vinte pescadores artesanais. O Albacora é o primeira embarcação de grande porte”, revelou Thadeu.

Em 2013 – O gestor do Empreender Paraíba , Tárcio Handel Pessoa informa que  várias ações estão sendo planejadas para 2013. O gestor pontua a agilidade nas próximas liberações, principalmente nas que já haviam iniciado, e que agora devem ser concluídas. “Nosso objetivo é transformar o Empreender Paraíba como franquia pública e migrar de subsecretaria do Governo do Estado para agência de fomento nos moldes das Diretrizes do Banco Central, a exemplo da Desenbahia”, destacou o gestor.

Tarcio revela que o Governo do Estado está considerando a criação de novas linhas de crédito, inclusive que atenda os profissionais liberais que procuram ajuda do Programa, mas não se encaixam nos modelos que possuímos atualmente. O gestor considera 2013 um ano de consolidação do Empreender PB, que nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social sustentável do estado.

Se inscrever – O Empreender PB atende toda e qualquer área de negócios que o interessado pretenda investir de algum município paraibano. Inicialmente a pessoa deve acessar o site http://www.empreender.pb.gov.br/ e realizar sua inscrição. Numa segunda etapa participa-se de uma palestra até a liberação do crédito. A duração para aquisição do valor solicitado é de 90 a 120 dias considerando a participação nas palestras gerenciais, seguido dos cursos de capacitação (Best Game). Os gestores do programa realizam também um levantamento socioeconômico, confecção do processo e aprovação da capacidade de obtenção do crédito. O programa trabalha atualmente com as linhas de crédito individual, coletivo, artesanato, gás natural e Empreender Mulher, este último em parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana. O contato com o Empreender Paraíba pode ser pelo telefone (83)3218-4428 e redes sociais: Facebook – ‘Empreender Paraíba’ e Twitter – ‘@EmpreenderPB’