Fale Conosco

1 de novembro de 2011

Empreender PB e parceiros discutem utilização de explosivos na mineração



Durante encontro com cooperativas de mineração, realizado nessa segunda-feira (31), na cidade de Picuí, técnicos do Empreender Paraíba, da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM), do Sebrae, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) fizeram uma explanação sobre o uso de explosivos na mineração. Ao final da reunião, os cooperados concluíram que a terceirização é a forma mais economicamente viável para atender às exigências legais do processo de armazenamento e detonação de explosivos.

Durante o encontro, foi discutida a legalidade, nos seus diversos aspectos, para a aquisição e o armazenamento de explosivos na atividade de extração mineral pelas cooperativas, segundo a legislação vigente. Também foram debatidos temas como licenciamento ambiental e suas particularidades, registros de áreas – obtenção do título minerário, de extração de minérios – e a perspectiva de organização das cooperativas financiadas pelo Empreender Paraíba.

As cooperativas agora aguardam propostas de trabalho de empresas que trabalhem na elaboração do chamado Plano de Fogo e sua execução.

Capital investido pelo Empreender e Cooperar – Participaram desse encontro quatro cooperativas da região do Curimataú paraibano, a Cooperativa de Mineradores de Picuí, Pedra Lavrada, Nova Palmeira e Frei Martinho e a Cooperativa de Mineradores de Várzea, que, juntas, somam mais de R$ 2 milhões em investimentos do Empreender Paraíba e em torno de R$ 1 milhão do Programa Cooperar.