João Pessoa
Feed de Notícias

Empreender PB beneficia donas de casa e aposentadas de Santa Rita

quinta-feira, 1 de novembro de 2012 - 15:27 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

Quatro meses após receber um crédito de R$ 18 mil do Programa governamental  Empreender PB, um grupo de donas de casa e aposentadas da Associação “Flor Mulher”, em Santa Rita, aumentaram a produção dos artigos.

O crédito foi assumido pelas nove mulheres associadas que confeccionam diversos artigos domésticos. A primeira produção, pós-crédito, foi de 72 panos de prato comprados por uma pessoa que conhece o trabalho das mulheres. “Ela mora em São Paulo e comprou todos os panos para revender lá”, assegurou a monitora Márcia Batista da Silva.

A Associação começou pela necessidade de reunir forças na luta pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Ao longo dos 13 anos de fundação, o grupo foi desenvolvendo ações ocupacionais para melhorar a qualidade de vida das vítimas de violência na cidade.  “Tudo começou quando um grupo de missionárias iniciou um curso sobre saúde mental, sexualidade, espiritualidade e direitos humanos, que durou um ano e quatro meses”, lembrou a monitora.

Márcia ressaltou que após o curso havia um vínculo muito forte no grupo, e que era preciso dar continuidade aos encontros. “Nós continuamos nos capacitando para oferecer orientação e mais informação às mulheres que chegavam à Associação a cada dia. Nosso objetivo era manter a luta do enfrentamento à violência contra a mulher”, declarou.

A iniciativa de procurar o Programa de Apoio ao Empreendedorismo no Estado, Empreender PB, foi da filha da presidente da Associação, Mirleide Dantas Lopes. “Eu já tinha ouvido falar do Programa e sugeri para as associadas, porque os materiais que elas trabalham são doações de uma ou outra, e a venda dos produtos ajuda a todas que precisam. As vendas são boas, mas o material é pouco porque a necessidade delas também é grande. Então resolvi procurar o Empreender para ajudar a aumentar a produção e melhorar a situação delas”, ressaltou Mirleide.

Desde a criação do Empreender PB, mais de 7.853 mil mulheres já realizaram a inscrição no Programa, a maior parte das que foram atendidas solicitaram o crédito pela linha Individual, uma parcela pelo Artesanato e outras através do Empreender Mulher.

Linha de Crédito Empreender Mulher – Destinado exclusivamente a mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade social, e para as que são organizadas em grupos, associações e cooperativas. As interessadas em receberem incentivos do Programa através desta linha de crédito devem fazer parte de grupo de mulheres, ou organizações assistidas pela Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH). A mulher deve ser maior de 18 anos e morar há pelo menos seis meses no estado, se fizer parte de grupos organizados deve estar registrado há, no mínimo, seis meses.

As pessoas das mais diversas regiões e municípios do estado interessadas em conhecer o Empreender Paraíba podem entrar em contato pelo telefone 83.3218-4428, pelas redes sociais: Fan Page ‘Empreender Paraíba’ e Twitter ‘@EmpreenderPB’ ou se inscrever pelo site www.empreender.pb.gov.br