Fale Conosco

10 de outubro de 2011

Empreender Paraíba e OCB-PB formalizam parceria em Bananeiras



O programa Empreender-PB e a Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB-PB) fecharão uma parceria técnica para orientar a constituição de cooperativas dentro das regras da Lei do Cooperativismo (Lei 5.764/71). O acordo será assinado pelo secretário executivo do Empreender-PB, Tárcio Pessoa, e pelo presidente do Sistema OCB/Sescoop-PB, André Pacelli, nesta sexta-feira (15), durante o Encontro das Cooperativas da Região do Brejo Paraibano (Enbrepa), no Serra Golfe Hotel, em Bananeiras.

Essa parceria pretende promover o fortalecimento e o desenvolvimento das atividades econômicas e sociais a serem desenvolvidas pelo Empreender-PB. Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop-PB, André Pacelli, o encontro de cooperativas no Brejo ajudará a estreitar as relações de trabalho entre os grupos sociais, universidades, organizações de fomento e cooperativas da região porque vai estimular o desenvolvimento das potencialidades econômicas da região.

O evento será promovido pelo Sistema OCB/Sescoop-PB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba / Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo na Paraíba) e deverá reunir cerca de 30 cooperativas da região.

A programação inclui a conferência “Perspectivas econômicas da região do Brejo paraibano”, que será ministrada pelo doutor em Sociologia das Organizações, Paulo Galvão, que é professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB – campus de Bananeiras). Em seguida, autoridades políticas e representantes do setor produtivo realizarão um debate que terá como tema “Ações em apoio e fomento ao cooperativismo”.

Foram convidados para o debate a prefeita municipal de Bananeiras, Marta Ramalho; secretário de Estado da Casa Civil, Lindolfo Pires; secretário executivo do Empreender PB, Tárcio Pessoa; coordenador do Projeto Cooperar, Roberto Vital; secretário de Agricultura do Estado, Marenilson Batista; deputado estadual Hervázio Bezerra; presidente da Faepa, Mário Borba; diretor da Escola Agrotécnica, Antônio Eustáquio Rezende; representante do Banco do Brasil, Carlos Alberto Ferreira; e o superintendente do Banco do Nordeste, Francisco Carlos Cavalcanti.