Fale Conosco

19 de setembro de 2012

Empreendedoras participam de capacitação no Cariri paraibano



A Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) realiza, nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20), a capacitação do Empreender Mulher/PB para mulheres do Cariri paraibano. O treinamento é voltado às mulheres que vão acessar as linhas de crédito individuais e coletivas.

Segundo a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, essa é mais uma capacitação para empreendedoras do Cariri, que também vem sendo apoiada pelo movimento de mulheres.

“São cerca de 20 mulheres capacitadas nesta fase, incluindo uma associação e uma cooperativa. Todas essas capacitações estão sendo realizadas em parceria com o Centro da Mulher 08 de Março e Cunhã – Coletivo Feminista, organizações de mulheres e feministas, que já vinham desenvolvendo ações de valorização e empoderamento das mulheres paraibanas”, informou Iraê.

A gerente operacional de Enfrentamento à Pobreza, da SEMDH, Rosângela Silva, esclarece que essa capacitação é para as mulheres que já construíram projetos e apresentaram propostas nas atividades do Empreender Mulher/PB. “Estaremos capacitando empreendedoras dos municípios de São Sebastião do Umbuzeiro, Sumé, São João do Tigre, Congo, Monteiro e Camalaú”, conta Rosângela.

Investimentos - O Governo do Estado, através do Empreender Paraíba, anunciou a liberação de R$500 mil em créditos para cerca de 100 empreendedores das linhas Crédito Individual, Coletivo e Empreender Mulher da região metropolitana de João Pessoa, na abertura da Feira do Empreendedor. Os recursos vão atender empreendedores dos municípios de Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Lucena e Conde.

Empreender Mulher – O programa conta com recursos no total de R$2 milhões de reais destinados ao apoio de empreendimentos que promovam a autonomia econômica das mulheres. A Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana é responsável pela divulgação da linha, articulação de grupos de mulheres, associações e mulheres individuais e triagem das beneficiadas. 

O público-alvo do programa são mulheres em situação de violência atendidas pela Rede de Atenção e mulheres em situação de vulnerabilidade social organizadas individualmente ou em grupos, associações e cooperativas.

Mais informações sobre a linha de crédito podem ser obtidas através do site www.violenciacontramulher.pb.gov.br