João Pessoa
Feed de Notícias

Empreendedor Familiar Rural fornecerá produtos alimentícios para merenda escolar

sexta-feira, 5 de março de 2010 - 11:06 - Fotos: 

O secretário de Estado da Educação e Cultura Francisco de Sales Gaudêncio emitiu determinação para que 30% dos produtos alimentícios adquiridos para o consumo na merenda escolar sejam adquiridos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. Os produtores devem procurar as escolas estaduais para tomar conhecimento dos editais de chamada pública.

Os produtos solicitados na chamada pública são: macaxeira, inhame, batata doce, goiaba, tomate, coentro, cebola, cenoura, alho, acerola, maracujá, feijão carioquinha, feijão macassar, frango, carne bovina e iogurte.

Para orientar sobre a aquisição dos produtos, a Secretaria da Educação está realizando treinamento desde o mês de fevereiro, prosseguindo durante o mês de março, com os membros dos conselhos alimentares das escolas de todo o Estado. A capacitação está sendo feita através da Gerência Operacional de Assistência ao Estudante – GOAE, visando o aprimoramento licitatório e execução do Programa nacional de Alimentação Escola – PNAE.

No treinamento estão sendo transmitidas informações sobre: forma de aquisição da alimentação escolar, execução da despesa, cardápio, recebimento nas escolas dos produtos adquiridos através do PNAE,  armazenamento dos produtos, higienização, preparação e distribuição da Alimentação Escolar, higiene pessoal dos que manipulam os alimentos, bem como a higiene dos hortifrutigranjeiros, prestação de contas e implantação do Programa referente à Agricultura Familiar.

A GOAE promoveu reuniões nas Gerências Executivas da Educação e Cultura, vinculadas aos municípios de Sousa, Cajazeiras, João Pessoa, Patos, Guarabira, com enfoque dos temas acima elencados. Quanto às Gerências sediadas em Campina Grande, Monteiro, Itabaiana e Cuité, as reuniões serão realizadas no decorrer do mês março.

Janildes Andrade, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação