Fale Conosco

29 de maio de 2013

Empossados novos presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação



see posse do presidente e vice do cee conselho est de educacao 51 270x202 - Empossados novos presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de EducaçãoA secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, empossou, na tarde desta terça-feira (28), o professor Flávio Romero Guimarães e a professora Janine Marta Coelho Rodrigues como presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, respectivamente. A eleição aconteceu no dia 7 de março e a nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado de 17 de maio de 2013. Flávio Romero substitui o ex-presidente José Francisco de Melo Neto.

A secretária Márcia Lucena disse que sempre ouviu falar no Conselho Estadual de Educação com muito respeito, com muita reverência, por isso considera o colegiado um lugar de pessoas privilegiadas, no sentido de serem pessoas que formam um grupo que analisa demandas, com o que se faz em educação no Estado da Paraíba. “Esta é uma responsabilidade muito grande. Muitas das normas que existem no Conselho estão sendo refletidas para outros conselhos e implementadas agora, ou seja, nós temos um conselho que vem à frente do seu tempo”, ressaltou.

Ela conclamou o presidente Flávio Guimarães a refletir junto com a Secretaria de Estado da Educação sobre o ritmo da atualidade da educação. “Se nós estamos na frente em muitas coisas, existem algumas coisas que precisam ser colocadas no ritmo diferenciado ainda, para que consigamos articular sociedade, escola e os conceitos da educação para que isso seja viável de acontecer, respeitando os anseios, as necessidades mais atuais”, observou.

see posse do presidente e vice do cee conselho est de educacao 7 270x202 - Empossados novos presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de EducaçãoO novo presidente do CEE, Flávio Guimarães, disse que vai continuar intensificando o trabalho alicerçado há anos, que é tentar cooperar com o sistema estadual de educação. “O papel fundamental do Conselho, além desse aspecto normativo, que é regulamentar todo o sistema educacional do Estado da Paraíba, também tem uma função muito importante, que é colaborar com o Estado no que diz respeito à melhoria da política pública em educação”, afirmou.

E adiantou que pretende intensificar mais o contato com as Gerências Regionais de Ensino, buscando interiorizar mais as ações do Conselho, tendo em vista o distanciamento existente em face do colegiado ser sediado em João Pessoa e atender a demanda dos 223 municípios. “É importante que o conselho encontre mecanismos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação no sentido de interiorizar mais as nossas ações”, comentou.

O Conselho Estadual de Educação é composto por 16 membros, sendo dois representantes da Secretaria da Educação, seis do Poder Público, dois membros de instituições educativas e dois sindicatos e associações de profissionais de educação. Também fazem parte do Conselho três representantes da sociedade civil e da comunidade e um membro do corpo discente.

O CEE tem, entre suas atribuições, a elaboração do Plano Estadual de Educação, além de realizar um trabalho em parceria com a Secretaria da Educação no diagnóstico de problemas relativos à Educação do Estado e estabelecer medidas para aperfeiçoar o Sistema Estadual de Ensino.

Currículo - O presidente do CEE é licenciado em Ciências Biológicas, Bacharel em Direito, Especialista em Comunicação Educacional, Doutor em Ciências. Foi diretor da Faculdade de Farmácia e Biologia (UEPB), pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (UEPB), vice reitor da UEPB, secretário da Educação de Campina Grande e presidente da União Nacional dos Dirigente Municipais de Educação na Paraíba (Undime/PB).