Fale Conosco

20 de junho de 2018

Empasa transfere tecnologia de produção de composto para agricultores familiares em Serraria



empasa transfere tecnologia  para agricultores em serraria (3)Agricultores familiares em Serraria vão apostar no composto orgânico da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) para aumentar a produtividade de suas lavouras, graças à iniciativa da estatal, que nessa terça-feira (19) ministrou uma oficina na comunidade Matinha, zona rural do município.

Os agricultores em Serraria estão cadastrados há três anos na Associação da Feira da Agricultura Familiar (Fafs), cadastrada como Organização de Controle Social (OCS) no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a partir da transferência de tecnologia da Empasa vão poder incrementar a produção de orgânicos para comercialização na feira de Serraria.

A oficina ministrada pela Empasa contemplou 8 horas/aula em dois módulos, com aulas teóricas e práticas, nas quais foram abordados os seguintes temas: coleta seletiva e sua importância, classificação e transformação.

O técnico do setor de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da Empasa, Álisson Batista Luiz, disse que a oficina funcionou de forma positiva, gerando intercâmbio de conhecimentos para os envolvidos. “Cada aula que ministramos é uma via de mão dupla, pois, ao transferir conhecimento, também aprendemos com o nosso público alvo”, comentou.

O técnico lembrou que os alunos da Oficina de Compostagem já utilizavam o esterco animal em suas plantações, mas perceberam a ineficácia em alguns tipos de cultura, e por isso, decidiram experimentar o composto orgânico da Empasa, que vem ganhando a adesão de produtores, cientistas e estudiosos em experimentos na área agrícola da Paraíba, pela excelente qualidade no desenvolvimento das plantas.