Fale Conosco

6 de maio de 2009

Empasa reativa setor para prevenir e evitar acidentes de trabalho



A Empasa promoveu na manhã desta terça-feira (5), no auditório da empresa uma palestra sobre Segurança do Trabalho com todos os servidores lotados na sede da estatal. A palestra faz parte de um projeto da Comissão Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho Rural, reativada pela atual gestão e que pretende desenvolver uma série de atividades para os funcionários e comerciantes das três Centrais de Abastecimento.
 
Informações sobre prevenção, saúde do trabalhador e legislação vigente foram os principais enfoques da palestra, ministrada pelo chefe do núcleo de segurança e saúde do trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Paraíba, Clóvis da Silveira Costa.
 
Ele destacou que a Empasa vem desenvolvendo com sucesso um conjunto de ações para prevenir, diminuir ou evitar os acidentes do trabalho e as doenças ocupacionais que prejudicam o desempenho dos funcionários, como perda auditiva induzida pelo ruído, problemas osteomusculares, entre outros. “Esse tipo de ação é muito importante pela grandiosidade em conscientizar os funcionários, e principalmente, a diretoria que tem demonstrado total sensibilidade pelo setor”, lembrou.
 
O presidente da estatal, Neto Franca, informou que a reimplantação da Cipatr é um avanço e economia para a empresa, pois apresenta duas grandes vantagens: prevenção da Empasa sobre as eventuais notificações do ministério do Trabalho, e os cuidados com a saúde do trabalhador.
 
Conforme a técnica de segurança do trabalho e presidente da Cipatr, Silvana Alves dos Santos, o objetivo da comissão que vem atuando com a parceria do departamento de Recursos Humanos e Serviço Social da empresa, é desenvolver ações de capacitação, treinamento e pesquisas para promover e proteger a saúde dos funcionários visando melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
 
Com a parceria das secretarias municipal e estadual de Saúde, Sudema, Semam, Consea, Conab, entre outros, a Empasa pretende desenvolver esse ano um calendário de atividades e ações dentro do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e PCMSO – Programa Médico de Saúde Ocupacional.