João Pessoa
Feed de Notícias

Empasa realiza mutirão de limpeza contra mosquito Aedes aegypti

segunda-feira, 7 de março de 2016 - 09:43 - Fotos:  Secom-PB

Com o tema ‘Empasa unida no combate ao mosquito’, a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas marcou para o próximo dia 15 de março, a partir das 8h, um mutirão de limpeza para combater focos do Aedes aegypti, com ações que envolvem a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência Executiva de Vigilância e Saúde, o Centro de Zoonose de João Pessoa, todos os departamentos do órgão estadual, e as associações dos servidores e dos comerciantes/permissionários.

O plano de ação partiu da necessidade de mostrar o envolvimento de todos os departamentos da Empasa, como a gerência, a diretoria, a engenharia, serviços gerais e demais setores com estratégias de identificação e solução dos possíveis criadouros.  Os técnicos do Centro de Zoonose usarão metodologia de roda de conversa, já os agentes ambientais farão as batidas de foco, palestra com telão e carro de som. A Gerência de Vigilância e Saúde vai participar com material educativo (panfletos e cartazes) com informações para os comerciantes/permissionários e consumidores. A Empasa já começou os trabalhos com a intensificação na periodicidade da limpeza nas galerias de águas pluviais e capinação do mato com passagem de tratores.

O diretor de operações da empresa, Tavinho Santos, programou reuniões de preparação. Segundo ele, a empresa pretende fazer a parte dela e espera que os comerciantes entendam e façam a deles. “Com isso, todos sairão ganhando porque o problema é sério. Até que todos tenham a conscientização de tampar os tonéis e caixas-d`água, mantenham as calhas limpas, deixem garrafas viradas, coloquem areia nos vasos de plantas, retirem água dos pneus e mantenham as lixeiras bem fechadas, leva um certo tempo. Mas com esse trabalho de choque vamos ter um grande avanço no combate”, observou Tavinho.

Os entrepostos de Campina Grande e Patos também entrarão na agenda para ações localizadas.