João Pessoa
Feed de Notícias

Empasa realiza curso de introdução a piscicultura para produtores rurais de Ingá

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014 - 11:01 - Fotos: 

O potencial do município de Ingá no cultivo do peixe levou a divisão de piscicultura da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) a promover, neste mês, um curso de introdução a piscicultura, destinado a produtores locais. O curso contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca (Sedap) e Prefeitura de Ingá.

Durante três dias, foram abordados temas como armazenamento para transporte; medição e peso do peixe; temperatura e transparência da água usando o disco de Secci; PH e oxigênio, topografia e orientação de mercado. Houve ainda visitações a açudes públicos e privados, como Senzala, Zabelê e Açude Novo, e fazendas e sítios de Quixaba e Várzea Nova.

O presidente da Empasa, engenheiro José Tavares Sobrinho, acreditou que esse incentivo vai despertar os produtores para a realização dos projetos na área do cultivo de peixe. “O ministrante do curso, nosso engenheiro de pesca, Celso Duarte, adiantou que houve um aceno para a possibilidade da criação, em breve, de uma associação dos produtores de peixe no município, o que nos deixa gratos com nossa iniciativa. Estamos abertos para outros municípios do Estado na realização de cursos semelhantes”, disse.