João Pessoa
Feed de Notícias

Empasa participa de 1º Festival do Peixe em Camalaú

quinta-feira, 25 de junho de 2015 - 12:51 - Fotos: 

A Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) participa neste final de semana – dias 27 e 28 – do 1º Festival do Peixe, que será realizado na cidade de Camalaú, no Cariri Ocidental paraibano, com a exposição de um aquário gigante contendo peixes vivos; palestra e dia de campo com os pescadores locais; distribuição de cerca de 80 mil alevinos; e entrega de panfletos educativos.

O evento é organizado pela Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-25 “Paulino Pereira de Araújo”, com vários parceiros, entre eles a Prefeitura Municipal de Camalaú, e contará com exposições culturais de aquaponia, museu do pescador, artesanato da região, comercialização de produtos orgânicos, praça de alimentação e arraial junino.

O aquário da Empasa terá espécies de carpa, tilápia e tambaqui. A palestra com o tema “Desenvolvimento da piscicultura em projeto do Poço Peixe do município de Camalaú” será ministrada pelo engenheiro de pesca Celso Duarte.

E os 80 mil alevinos que serão distribuídos com os pescadores são das espécies pirapitinga, tilápia e tambaqui, oriundos da Estação de Piscicultura da Empasa no município de Itaporanga (EPI). Já os folders educativos abordam sobre a produção de tilápias em tanques-rede e o trabalho desenvolvido na EPI.

O festival é direcionado aos pescadores, mas a população pode participar das atividades, que constarão, também, de cursos de aquaponia e culinária do peixe.