João Pessoa
Feed de Notícias

Empasa investe em projetos que irão beneficiar Agricultura e Piscicultura

sexta-feira, 18 de março de 2011 - 08:44 - Fotos: 

A Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas da Paraíba (Empasa/PB) está investindo em projetos que irão beneficiar a Agricultura e Piscicultura em todo Estado. Segundo o diretor presidente da Companhia, José Tavares Sobrinho, esta é a determinação do Governador Ricardo Coutinho à empresa: direcionar todos os esforços em prol do desenvolvimento dos setores agrícolas e pesqueiro da Paraíba.

De acordo com José Tavares, não faltam iniciativas, especialmente no que diz respeito à Agricultura Familiar. “Estamos criando, dentro da Empasa, por determinação do governador, um espaço próprio destinado à Agricultura Familiar. Em João Pessoa isso vem sendo feito e em Campina Grande, já estamos em negociações para o aluguel do galpão para instalar pelo menos 200 pessoas”, frisou.

Além disso, a Empasa, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), será a executora do Projeto de Aquisição de Alimentos (PAA). O projeto, criado em 2003 como uma das ações do Programa Fome Zero, tem como objetivo garantir o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional.

“O PAA será executado pela Empasa, que organizou o Termo de Cooperação Técnica, necessário para sua realização. A empresa é a executora do PAA em 14 municípios paraibanos e pretende estender este número de cidades beneficiadas”, garantiu Tavares.

Incentivos à pesca e floricultura – José Tavares informou ainda que no setor pesqueiro a Empasa tem um projeto produtivo no açude de Cachoeira dos Alves, que é responsável pelo abastecimento d'água potável em Itaporanga. Segundo o diretor, uma doação de alevinos foi feita à Associação de Pescadores locais, através da Funcep (Fundo de Combate à Erradicação da Pobreza). “Programamos a despesca para o dia 8 de abril. Este ano, estaremos acompanhando todo o processo, desde o momento da doação de alevinos, até a produção final. Isso funciona como uma unidade demonstrativa para agricultores da região”, ressaltou.

No dia 8 de maio, a Empasa tem na programação uma feira de flores, em parceria com o Sebrae/PB. Tavares declarou que as flores são produzidas na região do Brejo paraibano, nos municípios de Pilões e Areia, são vendidas no Estado de Pernambuco. “Tanto em Pilões, como em Areia, há uma cooperativa formada por mulheres, que produzem e vendem suas flores para o Estado vizinho porque não encontram mercado na Paraíba. Queremos mudar este quadro”, sentenciou.

Retomada de programas – O diretor ressaltou a importância da retomada de antigos programas como Programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Empasa (Sane), antigo Sopão. O programa beneficia duzentas famílias na capital e mais duzentas em Campina Grande, que recebem sopa e baião de dois. Dessas, 63 são atendidas com o Programa Pão e Leite da Fundação de Ação Comunitária (FAC), que tem a parceria da Empasa na distribuição do benefício. “Estamos aguardando a liberação de recursos para retomar o programa. Nossa intenção, assim que obtivermos os recursos, é estender o programa até a cidade de Patos”, declarou.