Fale Conosco

22 de maio de 2018

Empasa expõe potencial produtivo em piscicultura na 51ª Exposição Agropecuária em Campina Grande



Cento e trinta mil alevinos de tilápia tailandesa estão sendo disponibilizados pelo estande da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) durante a 51ª Exposição Agropecuária promovida pelo Governo da Paraíba até o próximo dia 27, no Parque de Exposição no bairro do Ligeiro, em Campina Grande.

Segundo o engenheiro de pesca e chefe da Divisão de Piscicultura da Empasa, Celso Duarte, do montante de alevinos disponíveis, 100 mil estão destinados aos açudes da agricultura familiar por meio do Programa Estadual de Piscicultura, executado em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e 30 mil à venda subsidiada aos empreendedores na atividade da piscicultura.

O presidente da Empasa, José Tavares Sobrinho, destacou a importância da disseminação de conhecimentos e interiorização do Programa Estadual de Peixamento da Empasa e Sedap, como forma de garantir a transferência de tecnologia ao setor produtivo, visando à geração de emprego e renda para a agricultura familiar. “Nas feiras e exposições temos a oportunidade de criar nichos de capacitação e apoio técnico aos agricultores para que possam incrementar as suas atividades”, destacou.

Os açudes da agricultura familiar contemplados com os alevinos ofertados na 51ª Expapi estão localizados nos municípios de Boqueirão, Caraúbas, Riacho de Santo Antônio, Soledade e São Sebastião de Umbuzeiro.

Até o próximo domingo, a Empasa também realiza capacitações, palestras, visitas técnicas de campo e orientações sobre as Boas Práticas de Piscicultura aos visitantes da exposição agropecuária em Campina Grande.

Um tanque de piscicultura também tem atraído à atenção dos visitantes da exposição e os adeptos na criação de peixes em águas interiores. No local, todo o manejo adequado da atividade piscícola tem servido de aprendizado aos interessados.