João Pessoa
Feed de Notícias

Empasa entrega certificado de alfabetização a catadores de materiais recicláveis

terça-feira, 6 de dezembro de 2016 - 18:19 - Fotos:  Secom PB

Após nove meses de aulas nas dependências da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), cinco alunos – entre eles catadores de materiais recicláveis – receberam seus certificados de conclusão de um curso de Alfabetização emitidos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os certificados foram entregues durante a manhã desta terça-feira (6), com a presença do presidente da Empasa, José Tavares Sobrinho.

O curso foi iniciado em 7 de março contando com uma equipe de professores da UEPB e teve seu término na primeira semana deste mês de dezembro, totalizando uma carga horária de 320 horas-aula, e contando com 17 alunos. No decorrer do período, alguns tiveram problemas particulares e pararam de frequentar os módulos educacionais.

De acordo com a professora Maria de Fátima Araújo, ligada ao Centro de Ciências Biológicas da UEPB – Campus V, “essa é uma maneira de promover a inclusão produtiva do catador na sociedade para serem valorizados e elevar sua autoestima. O ideal é contarmos com, no mínimo, 15 alunos, mas no dia a dia deles as dificuldades superam a nossa meta”, identificou a professora.

A ação na Empasa faz parte do projeto Mobilização e Inclusão de Catadores de João Pessoa. E para o encerramento do ano letivo, além dos alunos que estão em andamento, receberam os certificados os alunos Valdir Borges, José da Penha, João Donato, Maria Lúcia e Fabiano Coutinho.

O presidente da Empasa ressaltou que “a empresa está de portas abertas para esse tipo de ação, visto que essas pessoas desenvolvem um importante papel desde a separação dos resíduos até a confecção dos materiais. Se for preciso, abriremos outras turmas”.