João Pessoa
Feed de Notícias

Empasa e Vigilância Sanitária criarão selo de qualidade para alimentos

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 - 10:04 - Fotos:  Secom-PB

A Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) vai criar um selo de qualidade para alimentos que circulam em suas centrais de distribuição. A decisão foi tomada durante reunião dos órgãos que integram a comissão de fiscalização e regulamentação dos produtos alimentícios, formada pelo Ministério Público, Defesa Agropecuária Vegetal, Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa (GVS/JP), supermercadistas e a própria Empasa.

Ao chegar à central de abastecimento, técnicos da Empasa e GVS identificarão a origem do produto e coletarão amostras que serão encaminhadas para laboratório para análise. Caso sejam detectados resíduos de agrotóxicos não permitidos, a Defesa Agropecuária Vegetal será acionada, e de posse do produto, adotará as medidas que foram necessárias.

“Outra ação em que a Empasa vem trabalhando é no sentido de uniformizar as embalagens que transportam frutas e verduras para comercialização, como por exemplo caixas plásticas, seguindo recomendação normativas do Ministério da Agricultura, e com orientação da Associação Brasileira das Ceasas (Abrasen)”, explica José Tavares, presidente da Empasa.

Uma parceria com a Prefeitura de João Pessoa visa a instalação de atacadistas na Empasa. “Com esse novo processo, os produtos ao serem comercializados nas feiras livres têm a garantia de que é saudável para o consumo”, diz o dirigente.

A Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa terá como atribuição de fiscalização os produtos hortifrutigranjeiros. Também levará aos comerciantes palestras e oficinas, capacitando-os quanto à forma adequada e segura de manipulação e armazenamento, e esclarecendo sobre a importância de comercializar produtos que sejam embalados e rotulados com informações sobre produtores e os produtos.

A GVS também vai apreender e inutilizar os produtos que não obedecem as normas de consumo, autuando os estabelecimentos que os comercializem.