João Pessoa
Feed de Notícias

Empasa e Incra iniciam peixamento da barragem Gramame-Mamuaba

quinta-feira, 6 de setembro de 2012 - 12:24 - Fotos: 

A Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) deu início ao peixamento da barragem Gramame-Mamuaba, no litoral sul do Estado. Até o final do mês, o mancial vai receber 20 mil alevinos e peixes. Nos próximos meses, a quantidade de peixes e alevinos colocada no reservatório chegará a 50 mil. O peixamento de Gramame-Mamuaba com tilápia, carpa e tambaqui é feito em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba.

O peixamento vai beneficiar centenas de famílias de 19 assentamentos rurais localizados nas imediações da barragem. O engenheiro de pesca e coordenador de Piscicultura da Empasa, Celso Duarte, informou que os peixes são produzidos na Estação de Piscicultura da Empasa em Itaporanga, Sertão paraibano. A mesma estação abastece 143 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Com a estiagem deste ano, a prioridade de peixamento acontece nos açudes de maior porte.

Os alevinos e peixes pequenos são colocados nos mananciais que estejam com mais de 50% de sua capacidade de acúmulo d’água. No caso de Gramame-Mamuaba, a barragem está cheia. Há 20 anos esse manancial não recebia alevinos e dentro de seis meses as famílias que moram às margens da barragem já poderão praticar a pesca artesanal. Gramame-Mamuaba é um reservatório com capacidade de 56 milhões de metros cúbicos de água.