Fale Conosco

18 de fevereiro de 2013

Empasa apresenta projeto de compostagem durante seminário em Campina Grande



O resultado do projeto de compostagem de resíduos orgânicos, desenvolvido pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), estará em exposição no estande montado durante a realização do seminário Paraíba – Desertificação, Agroecologia e os Desafios da Sustentabilidade, que acontece nesta terça (19) e quarta-feira (20), no Centro de Convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar e Projeto de Redução da Pobreza Rural (PRPR). A participação da Empasa se dará pelos técnicos Tarcísio Fernandes e Silvana Alves, que irão apresentar o composto no estande, em sua fase final, pronto para uso como fertilizante de alta qualidade em decorrência de decomposição da matéria orgânica de frutas, verduras e hortaliças.

O seminário é destinado às lideranças da agricultura familiar, técnicos militantes de políticas públicas, alunos de graduação em cursos de conhecimentos afins com a agroecologia e produtores rurais. Na oportunidade, será lançado o prêmio Ana Primavesi de Agroecologia, em reconhecimento ao trabalho como pioneiro na construção e difusão do conhecimento da temática no país.

Os técnicos da Empasa esperam aproveitar a oportunidade para apresentar o projeto que tem como título “O nosso lixo tem futuro”. “A gestão dos resíduos, essencialmente de componentes orgânicos, começa a ser uma questão mais preocupante devido às implicações que decorrem da ineficiência, quer pelas implicações associadas à sua disposição em aterros, como pela falta de aproveitamento do seu potencial para valorização”, alertou a gestora ambiental Silvana Alves.

Já o técnico Tarcísio Fernandes lembrou que o adubo, quando adicionado ao solo, melhora as características físico-químicas e biológicas. “Consequentemente, se observa maior eficiência dos adubos minerais aplicados às plantas, proporcionando mais vida ao solo, que apresenta produção por um bom tempo e com ótima qualidade”.