João Pessoa
Feed de Notícias

Emoção na despedida de alunos de Cabo Verde, na Reitoria da UEPB

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 - 19:28 - Fotos: 
Agradecimentos, discursos, choros, planos, experiências acadêmicas e pessoais foram algumas das circunstâncias presentes na reunião de despedida de alunos de Cabo Verde com a reitora Marlene Alves, na manhã desta quinta-feira (4), no gabinete da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.

Presentes na ocasião estavam seis estudantes cabo-verdianos, representando os 27 que vieram daquela nação africana há quatro anos, configurando-se como resultado do primeiro intercâmbio internacional promovido pela UEPB. São eles: Ângela Sofia Gomes (Comunicação Social), Armiliana Soares (Odontologia), Bruno Jorge (História), Cíntia Betiza (Letras), Maniza Fernandes (Engenharia Social e Ambiental) e Quelita Gonçalves (Administração).

Os estudantes ingressaram na UEPB em 2006, através da Coordenadoria Institucional de Programas Especiais e em parceria com o Ministério da Educação de Cabo Verde, por meio de um Convênio de Cooperação Técnica.

Vídeo – A ocasião serviu também para a gravação de um vídeo institucional sobre a experiência dos estudantes, feito a pedido do chefe de gabinete e professor de História, José Benjamim, dirigido pelo cineasta paraibano e ex-aluno da UEPB, André da Costa Pinto.

No encontro entre os seis estudantes e a reitora, a temática presente foi de agradecimento recíproco. Marlene Alves avaliou a experiência como muito positiva. “Sabemos que nada é perfeito, pois a Universidade está sempre em construção, buscando a excelência do que se propõe a ofertar a toda a comunidade. Tanto eles como nós ganhamos com o conhecimento adquirido. E acrescento que eles são muito bem-vindos para quando quiserem retornar e aproveitar nossa pós-graduação”, frisou a reitora.

A aluna Quelita Gonçalves comentou sobre o bom tratamento concedido pela UEPB durante todo esse tempo. “Podemos até chamar de tratamento vip. Tivemos contato para ajuda na documentação, alojamento e alimentação. Além do acolhimento geral, de professores, colegas e entre os conterrâneos”, disse.

Já Bruno Jorge aproveitou para agradecer também ao professor José Benjamim, por sua participação na vida acadêmica e pessoal dos alunos e criou o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e dos Povos Indígenas (Neab-í) da UEPB, servindo de base para a integração dos africanos com os costumes brasileiros.

Finalizando o encontro, foi preparada uma surpresa para os alunos: um vídeo com imagens de suas experiências no Brasil: em sala de aula, em reuniões do Neab-í, viagens e comemorações. Tudo isso ao som da canção ‘Sodade’, da conhecida cantora cabo-verdiana Cesária Évora.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB