Fale Conosco

27 de setembro de 2016

Emissão de notas fiscais eletrônicas em agosto registra melhor desempenho do ano



As emissões de notas fiscais eletrônicas (NF-e) registraram, no mês de agosto, o melhor desempenho do ano na Paraíba. No último mês, o volume de NF-e emitida por estabelecimentos industriais e atacadistas/distribuidores alcançou 1,902 milhão, alta de 6,86% sobre o mesmo mês do ano passado, apontando uma reação da atividade econômica. O número de NF-e é um dos indicadores que apontam para uma reação da atividade econômica no Estado.

Além de melhor desempenho nos oito meses deste ano, o mês de agosto apresentou também a 3ª maior emissão da série histórica da NF-e, que foi iniciada em 2008. As notas eletrônicas emitidas no último mês ficaram atrás apenas de janeiro de 2015 (1,956 milhão) e de dezembro também do ano passado (1,956 milhão). Os dados são do Núcleo de Análise e Planejamento de Documentos Fiscais da Receita Estadual.

No acumulado de janeiro a agosto, as emissões de NF-e chegaram a 14,050 milhões na Paraíba. A média de emissões mensais nos oito meses deste ano ficou em 1,756 milhão. O desempenho de agosto (1,902 milhão) ficou bem acima da média do ano (alta de 8,13%).

TERMÔMETRO  - As emissões de NF-e crescem quando ocorre uma elevação de vendas de atacadistas e de indústrias na Paraíba. Como a Secretaria de Estado da Receita já credenciou todos os estabelecimentos com inscrição estadual para emitir NF-e, o crescimento das emissões pode ser considerado um dos termômetros de aquecimento da atividade econômica.