João Pessoa
Feed de Notícias

Emepa vai fazer leilão de bovinos na estação experimental de Alagoinha

sexta-feira, 19 de julho de 2013 - 16:19 - Fotos:  João Francisco / Secom-PB

A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) realizará um leilão de bovinos no dia 21 de setembro na Estação Experimental João Pessoa, em Alagoinha. O tradicional leilão acontece todos os anos e atrai criadores de todo o país interessados em adquirir animais de alto padrão genético das linhagens Gir, Sindi e Guzerá, que três raças zebuínas leiteiras.

Vamos disponibilizar jovens reprodutores e matrizes de alta genética de nosso rebanho zebuíno leiteiro. O leilão é uma oportunidade ímpar que os produtores têm para comprarem animais com a marca Emepa, que é referência no Brasil”, destaca o presidente da empresa, Manoel Duré. A previsão é de que serão disponibilizados no leilão 70 animais.

A Estação Experimental de Alagoinha completa 91 anos de atividades. No ano passado, foram leiloados 49 animais todos de alta linhagem. Fundada pelo agrônomo Epitácio Pessoa Sobrinho, é reconhecida como uma das mais conceituadas do país, estando os resultados de suas pesquisas nos Estados do Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, para onde foram levados os primeiros reprodutores e matrizes selecionadas como produtores de leite.

Em 1985, passou a integrar o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro, realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Gir Leiteiro.

Com uma área de 305,6 hectares, a Estação Experimental possui vegetação nativa e capineira. Impressiona pela beleza arquitetônica e por sua construção em encostas, erguida em blocos separados, o que lhe dá uma visão especial e singular da região.