João Pessoa
Feed de Notícias

Emepa terá parceria com Prefeitura para recuperar rebanho de Campina Grande

quinta-feira, 18 de julho de 2013 - 16:00 - Fotos:  Antonio David / Secom-PB

A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) vai firmar parceria com a Prefeitura de Campina Grande para recuperar a bovinocultura leiteira que foi muito afetada com a estiagem prolongada. Um primeiro contato aconteceu nesta terça-feira (16) entre técnicos da Emepa e o secretário da Agricultura de Campina Grande, Guilherme Almeida.

O presidente da Emepa, Manoel Duré, avalia que a parceria visa democratizar a genética dos rebanhos zebuínos leiteiros da Emepa para o município de Campina Grande. “De fato, com a seca, boa parte do rebanho dos produtores naquela cidade desapareceu. Então, é preciso repor com nosso padrão genético”.

O secretário da Agricultura Guilherme Almeida adianta que o objetivo da prefeitura é promover ações de manejo correto, inseminação artificial para que a produção de leite no município seja recuperada. “Para isto a Emepa se dispõe a ser parceira nessa ação, estabelecendo diretrizes em comum com a secretaria da Agricultura. O poder público tem condições e a obrigação de alavancar o desenvolvimento e recuperação da bovinocultura de Campina Grande”, disse o secretário.

O diretor técnico e pesquisador da Emepa, Wandrick Hauss, participou da reunião e apresentou ao secretário campinense as técnicas que serão utilizadas para recuperar a pecuária leiteira na cidade.