João Pessoa
Feed de Notícias

Emepa reúne chefes de estações experimentais para discutir metas

segunda-feira, 28 de março de 2011 - 16:04 - Fotos: 
O presidente da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa),  Manoel de Almeida Duré, promoveu uma reunião no auditório da empresa com todos os chefes de estações experimentais. O objetivo do encontro foi abalizar procedimentos administrativos e elaborar metas para as estações, no que se refere ao trabalho de pesquisa e parcerias com instituições que desenvolvem trabalhos relacionados com a pesquisa.

Segundo Duré, o Estado da Paraíba está passando por mudanças e essas mudanças precisam ser incorporadas por todos os que fazem o Governo. “Nossa meta inicial passa  por questões de ordem econômica como a redução de gastos com água, energia, combustível e na produção de pesquisa e tecnologia que atendam as demandas do pequeno produtor. Não podemos desenvolver  pesquisas para ficarem  guardadas em prateleiras”.

A Emepa possui nove Estações Experimentais instaladas em regiões do Litoral, Brejo, Sertão, Cariri e Curimataú da Paraíba. Essas unidades de pesquisa foram criadas  para promover estudos como o melhoramento de raças caprinas, ovinas e bovinas e plantas cultivadas na região, a exemplo do abacaxi, da mandioca, da palma forrageira, do inhame, entre outras.

Esses estudos vêm permitindo que tecnologias geradas pela Emepa sejam utilizadas com sucesso em diferentes regiões do Estado e até do país, como é o caso da palma ‘cultivar Palmepa PB’, reisistente à cochonilha-do-carmim e já disponível aos pequenos produtores. Outro exemplo é a transferência de um grupo de animais da raça Sindi, de alto valor genético, para a Universidade de Uberaba (Uniube), destinados à doação de sêmem.

Durante a reunião, todos os chefes das nove estações experimentais da Emepa tiveram oportunidade de falar das dificuldades enfrentadas nas unidades, a maioria delas sucateadas. Todas as reivindicações foram anotadas e a diretoria elaborou metas que deverão ser cumpridas e posteriormente cobradas.