João Pessoa
Feed de Notícias

Emepa realiza oficinas sobre silagem para criadores do semiárido 

quarta-feira, 15 de junho de 2016 - 16:05 - Fotos: 

Pesquisadores da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa-PB) estão realizando uma série de oficinas com criadores paraibanos, visando orientar no armazenamento da ração animal para uso em período de longa estiagem. A ação faz parte do programa de Qualificação de Arranjos Produtivos Locais de Caprinocultura Leiteira no Semiárido. Nesta quarta-feira (15), a equipe se encontra nos municípios de Picuí e Nova Floresta e, nesta quinta-feira (16) estará com a mesma finalidade em Taperoá. Ao todo, são 10 oficinas, sendo que sete aconteceram no ano passado.

A equipe técnica da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), faz demonstração sobre fenação e silagem para os criadores que, a partir desta prática, passam a preparar o armazenamento de alimentos para seus rebanhos. O objetivo é desenvolver alternativas que servem para dar suporte à base alimentar e nutricional dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos.

Segundo o coordenador do programa, o pesquisador Wandrick Hauss de Sousa, da Emepa, a produção de ração é feita por meio de pesquisas com sorgo, silagem com resíduo de abacaxi, feno de capim buffel e tifiton, feno de marmeleiro, silagem de milho, entre outros. Ele destacou ainda a tecnologia dos blocos multinutricionais, servindo para suplementação nutricional dos rebanhos.

Como suporte também se usa cana na alimentação animal como utilização de resíduos agroindustriais em bagaço de cana, resíduo de abacaxi, cevada e sisal e com seus usos na alimentação animal e outras alternativas como cactáceas da caatinga, feno, silagem e buffel seco.

O objetivo é facilitar a vida do produtor em tempo de estiagem, utilizando tecnologias por via simples e a baixo custo. Todo o trabalho tem acompanhamento do diretor técnico da Emepa, Manuel Duré.

A realização desta vitrine tecnológica também objetiva incentivar e difundir tecnologias consolidadas, por meio de pesquisas que poderão servir como alternativa de suporte à base alimentar e nutricional dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos da Paraíba em período de estiagem.