Fale Conosco

20 de setembro de 2013

Emepa realiza neste sábado leilão de 72 animais de raças zebuínas leiteiras



Dezenas de criadores de vários estados confirmaram participação no leilão de bovinos da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) que acontecerá neste sábado (21) na Estação Experimental de Alagoinha, na microrregião do Brejo, a partir das 11h.

O chefe da Estação Experimental de Alagoinha, Rubens Fernandes, confirma que tem recebido muitos telefonemas de agropecuaristas do Nordeste e de outras regiões do Brasil interessados em adquirir animais da Emepa por terem a melhor referência genética do país.

Serão leiloados no sábado 72 bovinos adultos e três crias ao pé, das raças zebuínas leiteiras Gir, Sindi e Guzerá. O tradicional leilão é realizado todos os anos e atrai criadores de vários estados interessados em adquirir animais de alto padrão genético.

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, estará presente e ressalta que o Governo tem investido na infraestrutura das Estações Experimentais da Emepa e na capacitação de seus técnicos. Marenilson avalia que o leilão, como acontece todos os anos, terá uma boa participação de criadores que levarão para seus estados animais de qualidade, “a marca Emepa, uma garantia de bons negócios”, disse.

O presidente da Emepa, Manoel Duré, confirmou que tudo está pronto para a realização do leilão e que quem adquirir os animais estará fazendo investimentos que darão excelentes resultados. “Vamos disponibilizar jovens reprodutores e matrizes de alta genética de nosso rebanho zebuíno leiteiro. O leilão é uma oportunidade que os produtores têm para comprarem animais com a marca Emepa”, ressalta Manoel Duré. A média de idade dos animais que vão a leilão é de 24 meses.

O chefe da Estação Experimental de Alagoinha, Rubens Fernandes da Costa, avalia que este ano o leilão atrairá um número maior de participantes porque o Estado da Paraíba agora é zona livre de aftosa.

A raça Gir é referência em produção de leite. Já as raças Sindi e Guzerá têm dupla aptidão: produzem muito bem carne e leite. A Estação Experimental de Alagoinha foi fundada no ano de 1933 e é uma instituição conceituada em genética dessas três raças zebuínas leiteiras.

Os criadores interessados em participar do leilão podem obter mais informações no site da Emepa www.emepa.org.br, pelo e-mail emepa@emepa.org.br ou pelo telefone 083 3278 1160.