João Pessoa
Feed de Notícias

Emepa realiza inseminação em 600 cabras leiteiras no Cariri

quarta-feira, 20 de julho de 2016 - 10:29 - Fotos:  Secom-PB

Dando prosseguimento à execução do Programa de Melhoramento Genético dos rebanhos de cabras leiteiras e de Transferência de Tecnologia, o Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), executa o programa de inseminação artificial de matrizes caprinas. O trabalho é realizado com produtos de genética de caprinos leiteiros da África do Sul de pesquisa da própria Emepa, a partir de projeto assinado com a Sudene.

Nesta semana, foi realizada a  inseminação artificial de 72 cabras de Associações de Criadores de Caprinos de Zabelê e Sumé, municípios do Cariri paraibano. Outras comunidades rurais já foram beneficiadas e prevê a inclusão de outras famílias. Ao final do programa, serão inseminadas 600 cabras de nove associações, beneficiando mais de 110 pequenos criadores.

A proposta desse projeto é oferecer capacitação técnica aos agricultores familiares para fortalecer a base produtiva da caprinocultura leiteira no Semiárido paraibano. A Emepa  disponibiliza 48 reprodutores e 1.200 doses de sêmen resfriado de caprinos de raças leiteiras. O projeto é desenvolvido de modo a promover a inovação e a qualificação nos métodos de produção de leite caprino desenvolvidas pelos agricultores de base familiar, visando a inclusão produtiva destes.

Neste projeto, serão beneficiados diretamente produtores integrantes de associações localizadas em nove municípios, em cuja seleção foram utilizados critérios que focam  aspectos de organização estrutural, legalidade jurídica, vocação, idoneidade, além do status de gestão em programas anteriores.

Entre os beneficiários, foram selecionados pelas organizações de criadores os que se enquadraram como agricultor familiar vinculado à atividade da caprinocultura leiteira e com pouco acesso às tecnologias.

São disponibilizados sêmen de reprodutores das raças leiteiras Parda Alpina, Saanen e Alpina Britanica e Anglo Nubiana de linhagem leiteira. A distribuição de sêmen e a disponibilização dos reprodutores caprinos de raças puras constituem-se em ações da Emepa–PB.  Com este trabalho, a empresa estadual de pesquisa busca fazer com que aumente a oferta de leite.

Segundo o coordenador do programa, o pesquisador Wandrick Hauss de Sousa, da Emepa, todo o trabalho tem acompanhamento do diretor técnico da Emepa, Manuel Duré.